Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

Circuito Arqueológico do Castro da Cola

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

O percurso desenvolve-se ao longo de uma paisagem de serra, essencialmente com montado de azinho pouco denso e recentes plantações de sobreiros e pinheiros. Para além disso, existe uma grande diversidade de vegetação arbustiva composta por matos.
A fauna deste percurso é variada, composta essencialmente de espécies típicas de matos como: coelho-bravo, lebre, perdiz, merlo, javalis, sacarrabos, raposas e anfíbios e répteis entre outras. Os animais denunciam a sua presença sobretudo através de pegada ou dejetos que se podem observar pontualmente, em particular junto das margens das linhas de água.
A flora existente ao longo do percurso é caraterizada pela homogeneidade da paisagem, sendo esta composta por matos naturais típicos de vegetação mediterrânica compostos por: estevas, tojos, rosmaninho, medronheiro, urzes e lavandulas. Ao nível da vegetação arbórea as espécies mais marcantes são os sobreiros, azinheiras e alguns eucaliptais.
O percurso assinalado é coincidente com o Circuito Arqueológico do Castro da Cola que inclui a visita a um conjunto de sítios arqueológicos de grande interesse, essencialmente necrópoles e elementos funerários, num total de quinze, efetuada com base na transcrição de informações contidas em "Cola Circuito Arqueológico, Coleção Roteiros da Arqueologia Portuguesa, 8, do IPPAR ? 2002".
Sítios: Fernão Vaz 1, Fernão Vaz 2, Cortadouro, Nora Velha 1, Alcaria 1 A, Alcaria 1 B, Alcaria 2, Atalaia, Povoado de Fernão Vaz, Porto das Lajes, Necrópole de Fernão Vaz, Casarão, Pego da Sobreira, Vaga da Cascalheira, Nora Velha 2, Castro da Cola.
Concelho : Ourique
Extensão : 35 Km
Duração : 20 h 30 m
Dificuldade : Média/Baixa
Tipo de percurso : Linear
Sinalética : Percurso sinalizado
Tipo de piso : terra batida e troços em asfalto
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat.: 37º34'40.95'' N Long.: 8º18'2.77'' W

Características

O Circuito Arqueológico do Castro da Cola é um percurso pedestre promovido pela Direção Regional da Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Ourique e Associação da Cola e desenvolve-se ao longo de aproximadamente 35 km. É um percurso composto por vários troços ou sub-percursos, sendo alguns destes fechados e outros lineares.
Inserido numa paisagem de Serra, com alguns troços em alcatrão mas a maioria em terra batida, apresenta declives acentuados. O percurso desenvolve-se, em parte, na proximidade do Rio Mira, sendo esta uma área caracterizada por grande diversidade de vegetação. Percurso de grande interesse paisagístico que pode ser efetuado durante todo o ano, embora mais aconselhado no período Primavera/Outono, dadas as condições climatéricas típicas da localização geográfica em questão.
Entidade responsável : Câmara Municipal Ourique www.cm-ourique.pt