Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

Santana da Serra

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

As paisagens por onde se desenvolve o percurso são particularmente ricas em vegetação arbustiva, sendo uma paisagem de serra composta por matos, típica de clima mediterrânico com uma grande diversidade de vegetação.
Um dos pontos fortes do percurso são os troços de maior proximidade com as linhas de água. A topografia do terreno é caracterizada por declives acentuados, estando o percurso definido nas cotas mais elevadas o que favorece a contemplação da paisagem do concelho, nomeadamente o Moinho da Pomba que permite uma panorâmica de 360º da área envolvente.
A fauna deste percurso é variada, nomeadamente de espécies típicas de matos como coelho-bravo, lebre, perdiz, merlo, javalis, sacarrabos, raposas, anfíbios e répteis entre outras. Alguns dos animais denunciam a sua presença sobretudo através de pegadas ou dejetos que se podem observar pontualmente, em particular junto das margens das linhas de água.
Concelho : Ourique
Extensão : 13,6 Km
Duração : 7 h 30 m
Dificuldade : Média/Alta
Tipo de percurso : Circular
Sinalética : Percurso sinalizado
Tipo de piso : terra batida e dois troços em asfalto
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat.: 37º29'53.95'' N Long.: 8º17'59.71'' W

Características

É um percurso fechado /circular (o ponto de partida e de chegada é o mesmo), começa e termina na vila de Santana da Serra, sendo inserido numa paisagem de Serra. O percurso é feito por caminhos de terra batida existindo alguns declives acentuados.
Desenvolve-se numa área de topografia acidentada, sendo esta uma paisagem marcada pelos vales e barrancos, existindo assim uma grande diversidade de vegetação. É um percurso de grande interesse paisagístico, podendo ser efetuado durante todo o ano, embora seja mais aconselhado no período Primavera/Outono, dadas as condições climatéricas típicas da localização geográfica em questão.
O percurso encontra-se em boas condições, sendo adequado a passeios pedestres, BTT, Moto 4 ou Jeep.
Entidade responsável : Câmara Municipal Ourique www.cm-ourique.pt