Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

PR4 MRV - Percurso do Contrabando do Café

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

Logo à partida e apesar do relevo irregular da paisagem, torna-se evidente de que este é o reino do sobreiro. Bosques quase ininterruptos desta árvore, apenas interrompidos pelos afloramentos graníticos e pelos vales ainda agricultados, vão-nos acompanhando por quase todo o percurso. Ao longo deste passeio um conjunto de 3 pequenos povoados fronteiriços, Galegos, Monte de Baixo e Pitaranha, sugerem uma estreita cumplicidade com a sua congénere espanhola, La Fontañera, zona por onde os contrabandistas recetavam o café. Estreitas e sinuosas veredas, por vezes em calçada medieval, ladeadas de muros e escondidas na sombra de frondosos sobreiros foram outrora caminhos de contrabandistas. Agora, guiam-nos pelas mesmas paisagens mas por outras aventuras. Na subida para Pitaranha ganhamos vistas para o morro do Castelo de Marvão. Já nas cercanias da aldeia conseguimos ver parte da Serra de Porto de Roque, uma penedia escarpada que faz parte de uma estreita mas longa cordilheira rochosa que se estende ao longo da fronteira e que serve de abrigo a colónias de grifos, uma grande ave planadora que frequentemente patrulha estes céus transfronteiriços.

Este percurso integra o projeto "Alentejo Feel Nature". http://inmotion.cimaa.pt/pt/percursos/marvao/253-percurso-do-contrabando-do-cafe
Concelho : Marvão
Extensão : 5,9 Km
Duração : 2 h 15 m
Dificuldade : Média/Baixa
Tipo de percurso : Circular
Sinalética : Percurso sinalizado
Tipo de piso : ---
Folheto :
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat.: 39º22'12,61'' N Long.: 7º19'35,11'' W

Características

O percurso pode ser efetuado em qualquer época do ano, tendo os seus utilizadores que tomar algumas precauções com as elevadas temperaturas que se podem fazer sentir durante o verão e ao piso escorregadio no inverno.
Entidade responsável : Câmara Municipal Marvão www.cm-marvao.pt Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo www.cimaa.pt