Designação do Percurso
Concelho
Grau de Dificuldade
Extensão
Duração
Acessibilidade / Mobilidade Reduzida

 

<< Voltar aos Resultados

PR2 MRA - Rota da Água de Moura

Descrição do Percurso / Pontos de interesse:

Começar no Castelo de Moura, podendo fazer visita inicial e depois descer a rampa de acesso. Virar à esquerda em direção jardim Dr. Santiago. Visitar a Igreja de São João Batista e admirar a monumental Fonte das Três Bicas em mármore lavrado. Visitar o jardim onde se situam as antigas termas e ver a fabulosa paisagem. Descer e contornar as piscinas municipais, seguindo pela berma da estrada nacional 255 para passar na Bica do Leão, encastrada no baluarte defensivo de Santa Catarina. Um pouco mais à frente encontrar a Bica do Moscão e contornar pela esquerda descendo em direção à Ribeira de Brenhas, passando sobre a ponte. Seguir sempre em frente pelo caminho rural. Quando chegar ao cruzamento irá seguir em frente para depois regressar a este ponto e voltar para noroeste, caminho que na volta lhe ficará à direita. Seguir sempre pelo caminho rural admirando os fantásticos e bem cuidados olivais. No final, encontra-se a Atalaia de Porto Mourão que vigiava o Rio Ardila e um pouco à direita estão alguns testemunhos da antiga travessia do rio, feita em barca. Voltar pelo mesmo caminho até ao cruzamento já referido e virar à direita. Percorrer todo o Alto da Forca e tomar atenção que irá desviar à direita, pelo meio do olival, até perto da Horta da Vargem. Quando atingir o caminho principal virar à esquerda e retornar para sul em direção a Moura, cruzando de novo a Ribeira de Brenhas. Seguir pela estrada até encontrar a Av. do Carmo e depois a Praça Sacadura Cabral que segue até ao ponto de partida.

Concelho : Moura
Extensão : 8,19 Km
Duração : 1 h 36 m
Dificuldade : Baixa
Tipo de percurso : Circular
Sinalética : Percurso sinalizado
Tipo de piso : misto
Traçado do percurso : (ficheiro para Google Earth)
Traçado do percurso : (ficheiro para GPS)
Coordenadas (início do percurso) : Lat. 38º 8'34.55'' N Long. 7º27'6.15'' W

Características

Este percurso integra o Guia Transalentejo - um conjunto de onze Percursos Pedestres estruturados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, nas zonas de proteção especial a nível dos estatutos de conservação da natureza.

http://www.visitalentejo.pt/pt/transalentejo/
Entidade responsável : Câmara Municipal de Moura www.mouraturismo.pt Turismo do Alentejo - ERT http://www.visitalentejo.pt/pt/