Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Programa "BEM - Beneficiação de Equipamentos Municipais" - (Programa Nacional para a Coesão Territorial)

Foi publicado, na 2ª Série do DRE, a 28 de Junho, o Despacho nº 6274/2018 abrindo o procedimento concursal de financiamento das iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territirial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municupais que potenciem o desenvolvimento desses territórios inseridos no âmbito do PNCT. O Programa Nacional para a Coesão Territorial abrange no Alentejo todo o território, com excepção do município de Sines.

Ler mais >>

2019 - Ano em que assinala o Cinquentenário da criação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) é interlocutora privilegiada para a dinâmica que se pretende imprimir às políticas de AMBIENTE, de ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, de DESENVOLVIMENTO REGIONAL e de ADMINISTRAÇÃO LOCAL, articulando ações concretas com serviços locais dos organismos centralizados, promovendo a atuação coordenada dos SERVIÇOS DESCONCENTRADOS DE ÂMBITO REGIONAL e o APOIO TÉCNICO ÀS AUTARQUIAS LOCAIS e às suas associações, num quadro potenciador de maior eficiência.

A CCDR ALENTEJO participa na COOPERAÇÃO TERRITORIAL EUROPEIA com entidades regionais e organismos associativos europeus, visando o reforço da coesão, o esbatimento de fronteiras, o progresso e o desenvolvimento social e económico.

Destaque também para a GESTÃO DOS FUNDOS COMUNITÁRIOS, através dos Programas Operacionais Regionais, ao longo dos vários períodos de Programação.

Neste ano, em que se assinala a efeméride dos 50 anos da criação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, importa ainda realçar uma das suas facetas identitárias: o apoio técnico aos Municípios e Freguesias exercido no respeito pela Autonomia do Poder Local. Enquanto pilares da descentralização administrativa, cumprindo um papel fundamental no desenvolvimento do território e na procura do bem-estar das populações, as Autarquias Locais, às quais se juntam as Comunidades Intermunicipais  sempre se  constituíram parceiros privilegiados para a CCDR Alentejo, num compromisso que se renova permanentemente em prol da Região.

Prémio internacional de fotografia "Santiago Castelo"

- O Centro Unesco da Extremadura expande fronteiras e associa-se aos 10 anos da Euroace.

Prémio internacional de fotografia "Santiago Castelo"

O Centro Unesco da Extremadura, tal como tem vindo a fazer desde 2017 vai organizar o Prémio Internacional de Fotografia "Santiago Castelo", este ano assumindo um carácter transfronteiriço, associando-se assim às comemorações dos 10 anos da Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro, Extremadura).

A temática desta edição é dedicada ao Património Natural e Cultural desta Comunidade de Trabalho.

Esta terceira edição do Prémio Santiago Castelo tem como tema o Património Natural e Cultural da EUROACE, conta com a  colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Centro e do Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V-A, Portugal-Espanha 2014-2020 (POCTEP).

O Prémio de fotografia “Santiago Castelo”, homenageia o fundador do Centro UNESCO da Extremadura, José Miguel Santiago Castelo, e tem este ano o estatuto  internacional, alongando-se pelo vasto território e pelo rico e diversificado património da EUROACE, e pelas paisagens, monumentos e ambientes que se estendem da costa atlântica ao interior do Alentejo, do Centro e da Extremadura, com um riquíssimo e sempre surpreendente património mundialmente reconhecido, como Évora, Coimbra, Elvas, Mérida, Cáceres ou Guadalupe.

A participação neste concurso está aberta a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer nacionalidade, podendo ser submetidos um máximo de dois trabalhos, de que devem ser autores materiais.

O prazo de candidatura decorre entre 15 de abril e 15 de maio, devendo os interessados consultar o respetivo Regulamento no endereço eletrónico www.unescoextremadura.com e efetuar a sua inscrição através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Prémio atribuído tem um valor de 3.000 euros, podendo ser concedidas menções honrosas, sem valor pecuniário.

O júri conta com representantes das regiões participantes, e fará uma pré-seleção de entre todos os trabalhos recebidos por via postal e digital.

Os trabalhos selecionados serão mostrados ao grande público através de uma exposição itinerante que percorrerá as três regiões da EUROACE no decurso do último trimestre deste ano.

Consulte o Regulamento, em www.unescoextremadura.com .

 

 

 

Recrutamentos por mobilidade na categoria - Alentejo2020

A CCDR Alentejo pretende recrutar, ao abrigo do regime de mobilidade na categoria entre órgãos e serviços da administração pública, cinco técnicos superiores para integrar o Secretariado Técnico do Programa Operacional Regional – ALENTEJO 2020, nas seguintes condições:

- 3 técnicos superiores, com grau académico ao nível da licenciatura ou superior, sem requisito específico ao nível da área de formação, conforme oferta de emprego publicitada na Bolsa de Emprego Público (BEP), com o código OE 201904/0554, e igualmente constante do Aviso disponibilizado neste site.

- 1 técnico superior, com grau académico de licenciatura ou superior, na área da Gestão, conforme oferta de emprego publicitada na Bolsa de Emprego Público (BEP), com o código OE 201904/0555, e igualmente constante do Aviso disponibilizado neste site.

- 1 técnico superior, com grau académico de licenciatura ou superior, na área da Arquitetura, conforme oferta de emprego publicitada na Bolsa de Emprego Público (BEP), com o código OE 201904/0556, e igualmente constante do Aviso disponibilizado neste site.

 

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao próximo dia 03/05/2019.

Nova Linha de Apoio às empresas com exposição ao Brexit | Programa Valorizar: novo reforço orçamental e alargamento da tipologia de projetos

No âmbito da Linha de Crédito Capitalizar 2018, foi ​criada uma nova linha de apoio às empresas com exposição ao Brexit, destinada a colmatar falhas de mercado identificadas nas operações de financiamento a realizar por empresas com exposição ao mercado do Reino Unido.

Conheça a nova linha de apoio no portal business do Turismo de Portugal.

 

O Programa Valorizar tem um novo reforço orçamental e alarga o âmbito da tipologia de projetos enquadráveis que contribuam para a criação ou reforço de soluções de acessibilidade para todos

Consulte esta informação no portal business do Turismo de Portugal.

Subcategorias