Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Programa "BEM - Beneficiação de Equipamentos Municipais" - (Programa Nacional para a Coesão Territorial)

Foi publicado, na 2ª Série do DRE, a 28 de Junho, o Despacho nº 6274/2018 abrindo o procedimento concursal de financiamento das iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territirial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municupais que potenciem o desenvolvimento desses territórios inseridos no âmbito do PNCT. O Programa Nacional para a Coesão Territorial abrange no Alentejo todo o território, com excepção do município de Sines.

Ler mais >>

2018 - Ano Europeu do Património Cultural

 Uma iniciativa da Comissão Europeia.

Celebra-se em 2018 o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), iniciativa da Comissão Europeia enquadrada pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, chamando a atenção para a importância do património cultural no desenvolvimento social e económico em toda a Europa e nas relações externas da União Europeia.

O AEPC 2018 será um momento importante de chamada de atenção para as oportunidades e para os desafios que o património cultural encerra e pelo contexto, num quadro de mudanças que se vive na Europa e no mundo – como a globalização, o desenvolvimento acelerado da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, crises de valores e de identidade, alterações climáticas e conflitos, pressões e contradições geradas por uma cada vez maior mobilidade humana por todo o planeta.

Também em Portugal será uma oportunidade para promover a reflexão e o debate sobre o importante papel do património cultural para o desenvolvimento da sociedade, procurando contribuir para colocar a cultura e o património num domínio que seja transversal a toda a sociedade. Será também, certamente, uma celebração da criatividade a partir da memória, ligando o passado com o presente e com o futuro, mobilizando também os mais jovens, através de iniciativas que contribuirão, com certeza, para reavivar e reforçar a ligação das pessoas e das comunidades com o seu património, com as suas tradições, os seus saberes e os seus lugares.”

Toda a informação atualizada em http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt

AD&C promove Sessão de Sensibilização sobre Auxílios de Estado para Autarquias

ADC

No próximo dia 20 de novembro, realiza-se a Sessão de Sensibilização sobre Auxílios de Estado, em Beja.

A sessão é organizada pela AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, em parceria com a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a colaboração da Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e  do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura.

BEJA | 20 DE NOVEMBRO

No dia 20 de novembro, entre as 10h00 e as 16h30, vai ter lugar uma sessão no Auditório do Teatro Municipal Pax Julia, no Largo de S. João, 7800-416 Beja, dirigida a todas as Autarquias Locais das regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve.

Consulte o PROGRAMA do evento e efetue a sua INSCRIÇÃO até ao dia 16 de novembro.

O registo dos participantes terá início às 9:30h.

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  | +351 21 880 11 94

 

AUXÍLIOS DE ESTADO PARA AUTARQUIAS

A revisão das regras de Auxílios de Estado no âmbito do State Aid Modernisation introduziu alterações relevantes que afetam também as autoridades locais.

No seguimento da informação que foi distribuída aos municípios em 2017 pela Direção-Geral dos Assuntos Europeus, com a colaboração da Direção-Geral das Autarquias Locais, pretende-se agora prosseguir a divulgação a todas as Autarquias das principais regras e da importância do seu cumprimento, tendo em vista nomeadamente a aproximação do futuro Quadro Financeiro Plurianual 2021-27.

 

CONVITE MED ATLANTIC ECOBONUS | 29 NOV '18 | LISBOA

COMO PODEM AS MEDIDAS DE ECO-INCENTIVO APOIAR O TRANSPORTE SUSTENTÁVEL DE MERCADORIAS
NA REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES?

 

EVENTO FINAL DO PROJECTO "MED ATLANTIC ECOBONUS"

Lisboa, 29 de Novembro de 2018
Auditório da Rocha do Conde de Óbidos
Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos

 

O projeto Med Atlantic Ecobonus Action está a desenvolver uma análise abrangente sobre a possível utilização de medidas de eco-incentivos para estimular os serviços sustentáveis de transporte de mercadorias, tanto no quadro atual das RTE-T, como no do futuro Mecanismo Interligar a Europa (CEF), para o período de 2021-2027, através duma abordagem comum que seja válida para todas as regiões da UE e para todos os modos de transporte.

No evento final do Projeto Med Atlantic Ecobonus, que terá lugar em 29 de novembro de 2018, em Lisboa, os principais interessados - institucionais, públicos e privados - debaterão possíveis formas de garantir o reforço do apoio financeiro da UE aos serviços sustentáveis de transporte de mercadorias.

 REGISTE-SE AQUI

CONTACTOS
Coordenador de Projeto – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Organização do evento – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A inovação social na estratégia de Desenvolvimento Regional - encontro com autarcas | 16 novembro | 10h00 | CCDR Alentejo

 A inovação social na estratégia de Desenvolvimento Regional - encontro com autarcas | 16 novembro | 10h00 | CCDR Alentejo

 A inovação social na estratégia de Desenvolvimento Regional - encontro com autarcas | 16 novembro | 10h00 | CCDR Alentejo

II Reunião Plenária Forum Economia Circular do Alentejo

Concurso de Ideias para Imagem do Forum da Economia Circular do Alentejo

O presente concurso tem por objetivo criar uma imagem/símbolo/logótipo/linha gráfica (design de marca gráfica o qual deve caracterizar o Forum e constituir um símbolo representativo da sua identidade e singularidade), para o Forum da Economia Circular do Alentejo –FECA.

Por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), com o apoio da Universidade de Évora (UE), do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portuga (BCSD), foi criado o Forum da Economia Circular do Alentejo (FECA), no âmbito da Agenda Regional para a Economia Circular do Alentejo nos termos do Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira celebrado com o Fundo Ambiental.

O FECA tem por objetivos a divulgação e disseminação de conhecimento sobre a Economia Circular, seus modelos de negócio, identificação e divulgação de iniciativas em curso, de boas práticas regionais assim como a definição de estratégias e medidas de intervenção, de apoio e incentivos adaptadas à realidade regional e que contribuam para a implementação e dinamização de iniciativas de circularidade e ao reforço da competitividade regional.

Esta é uma temática que abrange toda a sociedade e que pretende captar, nomeadamente, a atenção dos alunos dos estabelecimentos do ensino profissional e superior do Alentejo.

O “Concurso de ideias para a imagem do Forum da Economia Circular do Alentejo”, cuja organização é da responsabilidade do Instituto Politécnico de Portalegre, premiará a criatividade, definindo uma imagem gráfica que caracterize o Forum e se constitua como um símbolo representativo da identidade e singularidade do FECA.

 

Participe! Concorra!

https://www.ipportalegre.pt/pt/2018/11/02/concurso-de-ideias-para-a-imagem-do-forum-da-economia-circular-do-alentejo/

https://www.ipportalegre.pt/media/filer_public/59/09/59097a7d-80af-4851-8635-4e5ad0b28de2/regulamento_concurso_imagem.pdf

 

 

URBACT Infoday Évora 2018

URBACT Infoday 2018

 

No próximo dia 27 de novembro, o Ponto URBACT Nacional, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), promove o URBACT Infoday 2018 no Auditório da CCDRA, em Évora, dedicado à divulgação deste Programa Europeu de Cooperação Territorial.

Programa URBACT financia a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societárias.

O evento será aberto pelo Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, seguindo-se uma apresentação do programa.

Nas sessões de trabalho seguintes, poderá conhecer os resultados alcançados por algumas cidades portuguesas enquanto parceiras em Redes de Planeamento de Ação e Redes de Implementação. Cidades reconhecidas pelo URBACT com o Selo Boas Práticas também marcarão presença, dando conta das suas soluções práticas para problemas do dia-a-dia.

A última sessão abre-se a um debate com decisores políticos de autarquias envolvidas em projetos URBACT, que irão dar o seu testemunho da importância de integração dos seus municípios em redes europeias de cooperação.

O URBACT Infoday 2018 é de entrada livre, ainda que sujeito a inscrição prévia.

Conheça o programa e inscreva-se!

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL

 

Trata-se da 7.ª edição de um curso único em Portugal que tem vindo a ser apoiado pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses e pela ANAFRE, dada a relevância que esta temática ultimamente tem vindo a assumir no nosso país e de que constituem exemplo notório as sete manifestações culturais imateriais já reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade (Fado, Dieta Mediterrânica, Cante Alentejano, «Arte Chocalheira», Olaria Negra de Bisalhães, Falcoaria e «Bonecos de Estremoz»).

Como se sabe, às Autarquias e às CCDR cabe, de forma significativa, a responsabilidade de salvaguardar e valorizar o Património Cultural Português e, em especial, o Património Cultural Imaterial enquanto expressão viva da sua própria identidade.

Nesse sentido, juntamos uma monofolha alusiva e um link com mais informações:

https://www.ulusofona.pt/pos-graduacoes/patrimonio-cultural-imaterial

Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas - 2 de Novembro de 2018

Numa data em que a ONU denuncia casos de violação dos direitos humanos dos profissionais dos meios de comunicação social espalhados pelo mundo e apela aos governos e às organizações para tomarem medidas que impeçam e castiguem essas violações, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS), deixam uma palavra de apreço a todos os profissionais dos OCS da Região Alentejo, pelo trabalho desenvolvido, reconhecendo o risco da sua profissão.

Associa-se, assim à campanha, lançada pela UNESCO, #TruthNeverDies#, “ marcando o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, com o objetivo de consciencializar sobre os perigos que estes profissionais enfrentam, _ a cada quatro dias, um jornalista é morto em algum lugar do mundo”.

Subcategorias