Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Programa "BEM - Beneficiação de Equipamentos Municipais" - (Programa Nacional para a Coesão Territorial)

Foi publicado, na 2ª Série do DRE, a 28 de Junho, o Despacho nº 6274/2018 abrindo o procedimento concursal de financiamento das iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territorial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municupais que potenciem o desenvolvimento desses territórios inseridos no âmbito do PNCT. O Programa Nacional para a Coesão Territorial abrange no Alentejo todo o território, com excepção do município de Sines.

Ler mais >>

Curso de Língua Espanhola Aplicado ao Terceiro Setor

Data: 18 de setembro a 23 de outubro
Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, Évora
Horário: 18h00 - 20h00 (Quartas e Quintas Feiras) | 10h00 às 17h30 (Sábados)
 
Objetivo: Promover o conhecimento da língua espanhola, nomeadamente compreender textos orais e escritos adequados às diferentes situações e objetivos comunicativos, produzir enunciados orais e escritos que respondam a necessidades específicas de comunicação e aprofundar contactos, apresentar e discutir projetos, conceber e desenvolver atividades com instituições espanholas do 3.º Sector.
 
Destinatários: Técnicos e dirigentes de organizações sem fins lucrativos e técnicos de estruturas públicas que desempenhem ou venham a desempenha funções no âmbito de programas/projetos transfronteiriços.

Participação gratuita mediante inscrição prévia AQUI.

Prazo para inscrição: 10 de setembro.

Primeira Reunião de stakeholders do projeto CircPro / 9 de setembro de 2019 / 11:00h

 

No próximo dia 9 de setembro de 2019, pelas 11 horas vai realizar-se a 1ª reunião de stakeholders do Projeto CircPro, na sede da CCDR Alentejo (sala 11), sita na Avenida Engenheiro Arantes e Oliveira, 193, em Évora. 

Ordem de Trabalhos

  1. Apresentações
  2. Conceito de Compras Públicas Circulares
  3. Projeto CircPro - Smart Circular Procurement
  4. Atividades do projeto
  • 1º e 2º semestre;
  • Futuras atividades

OCS da Região Alentejo, aniversário em setembro de 2019

Aniversário em setembro 2019 OCS da Região Alentejo

 

ALTERAÇAO DO AVISO

 

Alentejo 2020

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

 

AVISO Nº15/SI/2019

Código SI-C2-2019-09

SISTEMA DE INCENTIVOS

“INOVAÇÃO PRODUTIVA” /PRORROGAÇÃO DA DATA DE FIM

 

A Comissão Diretiva do Alentejo 2020, na sua reunião nº ALT20-2019-41 de 27 de agosto, deliberou proceder à prorrogação da data de termo do aviso supracitado de 30/08/2019 para 16/09/2019.

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2019 “Caminhar e pedalar em segurança”/16 a 22 de setembro

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2019Vai realizar-se a 18ª edição da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE (SEM). de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros.

A SEM é uma campanha europeia que desde 2002 procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

Em 2019, a edição da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE (SEM) pretende evidenciar que “Caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos. Modos de transporte ativos, como andar a pé e de bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para melhorar a condição física e a saúde, em geral.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), assegura a coordenação técnica nacional deste projeto europeu, disponibilizando em www.apambiente.pt  informações sobre o planeamento e a organização da SEM, bem como instrumentos de trabalho e elementos de comunicação indispensáveis para as ações a realizar localmente.

As inscrições deverão ser oficialmente feitas online pelas autarquias, no sítio europeu da campanha AQUI e a lista atualizada das autarquias aderentes encontram-se AQUI.

De salientar o enorme êxito da campanha nacional de 2018, com um total de 95 municípios participantes, a maior adesão desde a estreia desta campanha em 2002. O envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis.

Refira-se ainda que Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR.

Esta campanha disponibiliza um conjunto de materiais gráficos disponíveis no site https://por1bom-ar.apambiente.pt/, sendo mais uma dimensão a privilegiar nas ações a desenvolver no âmbito da SEM, havendo já mais de uma centena de entidades aderentes à campanha, incluindo autarquias.

 

 

 

 

Candidaturas abertas à terceira edição do Tourism Explorers

Foi lançada a 3ª edição do maior programa de criação e aceleração de startups na área do Turismo – o Tourism Explorers, com candidaturas abertas até ao dia 30 de agosto.

Este programa do Turismo de Portugal em parceria com a Fábrica de Startups, vai decorrer em simultâneo em 12 cidades do país, incluindo Portalegre e Évora. As inscrições são gratuitas e estão abertas no website Tourism Explorers.

O Tourism Explores é composto por duas fases: Ideação e Aceleração.

Na fase de Ideação, que decorre de 11 a 13 de setembro de 2019, vão ser criadas novas soluções por pessoas interessadas em desenvolver projetos relacionados com o turismo, baseando-se nos desafios estratégicos do setor.

Por sua vez, na fase de Aceleração, que decorre de 24 de setembro a 24 de outubro de 2019, as equipas com projetos relacionados com o turismo vão poder testar e validar os seus modelos de negócio.

Aos interessados em participar basta a sua motivação e interesse pelas áreas do turismo e curiosidade pelo mundo do empreendedorismo.

Ao longo do programa, os participantes terão acesso a formadores e mentores de excelência.

Saiba tudo no website Tourism Explorers.

 

Fonte: Fábrica Startups

 

Programa CRO- Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

Foram assinados no passado dia 30 de julho, sete Contratos de Financiamento do Programa CRO ( Despacho nº. 3321/2018, de 28 de junho), num investimento elegível de cerca de 600 mil euros, sendo a comparticipação financeira por parte da Administração Central de cerca de 295 mil euros.

A cerimónia de assinatura destes contratos com os Municípios de Avis, Crato, Campo Maior, Monforte, Marvão, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa, foi presidida pelos  Secretários de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e da Agricultura e Alimentação, Luis Vieira.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo ( CCDRA) esteve representada pelo Vice Presidente, Jorge Pulido Valente e pelo Diretor de Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local, Luis Santos.

Este Programa tem como objetivo a concessão de incentivos Financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia.

Aniversário em agosto 2019 OCS da Região Alentejo

 

ALENTEJO 2020. Aprovada candidatura a Projeto Piloto



O  Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 viu recentemente aprovada a sua candidatura no âmbito do Projeto "Open Cohesion  School ".

Este é um Projeto Piloto da Comissão Europeia, para associar grupos de estudantes à monitorização da Política de Coesão.

O grande objetivo desta candidatura, apresentada pela Autoridade de Gestão do ALENTEJO 2020,  é “CONSTRUIR” e consolidar a REDE REGIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR, em colaboração com o Ministério da Educação ( estrutura de missão para a promoção do sucesso escolar) e as CIM.

Esta Rede Regional assenta no trabalho que as Comunidades Intermunicipais(CIM), os Municípios e os Agrupamentos de Escolas estão a desenvolver no âmbito da Prioridade de Investimento ( OT 10/PI 10.1), apoiada pelos FEEI- FSE, para o combate ao abandono escolar precoce.

Subcategorias