Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

18 DE MAIO – Dia Internacional dos Museus - DRCAlentejo reabre ao público equipamentos culturais, Monumentos e Sítios que lhe estão afetos 

No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) reabre ao público os equipamentos culturais, Monumentos e Sítios Arqueológicos que lhe estão afetos, em muitos casos em colaboração com vários Municípios da Região.
Para que se promovam as condições de saúde e de segurança necessárias, a DRCAlentejo criou uma linha gráfica de sinalética STOP COVID, a instalar nos equipamentos culturais sob a sua tutela, com as regras que decorrem das normas do Plano de Contingência que definiu, em conformidade com as indicações da DGS e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e com as recomendações do ICOM e do ICOMOS (organismos internacionais consultores da UNESCO para os Museus e para os Monumentos e Sítios, respetivamente). 
Assim, a partir de dia 18 de maio, entre os equipamentos que vão reabrir encontram-se o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, a Casa de Burgos, a Igreja do Salvador, os castelos de Amieira do Tejo, Elvas e Viana do Alentejo, os Sítios Arqueológicos de S. Cucufate, Miróbriga e Torre de Palma, as igrejas de S. Francisco (Portalegre) e do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Sé de Évora e a Torre do Castelo de Evoramonte. Sugere-se a consulta da página da DRCAlentejo, em www.cultura-alentejo.pt , para mais informação sobre horários e outras atualizações. 
A linha gráfica de sinalética criada, STOP COVID, incide na obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos equipamentos culturais em questão, bem como na necessidade de se manter o distanciamento social recomendado, de 2 metros. 
Neste Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e a Presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, visitarão simbolicamente o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, assinalando a sua reabertura em pleno, sem alteração de horário ou restrições de áreas visitáveis​, neste que é o primeiro Dia Internacional dos Museus em que o Museu de Beja está integrado na DRCAlentejo.
A Direção Regional de Cultura e o Município de Beja comemoram este dia com a assinatura, pelas 15h00 nas instalações do Museu, do Protocolo de Colaboração relativo ao Museu de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade e que permitirá, com a importante colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020, lançar em breve o concurso para as tão necessárias obras de conservação e recuperação deste importante Museu Regional.
 Os OCS estão convidados a presenciar o acto no cumprimento de todas as normas de segurança e proteção em vigor.