Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Hoje é o Dia da Cooperação Europeia

Comemora-se hoje, 21 de setembro, o Dia da Cooperação Europeia. Mas por que se celebra a Cooperação?

A Europa é uma mistura de culturas e economias que precisam se entender para atingir seu potencial máximo. Por este motivo, a União Europeia (UE) incentiva a cooperação de diferentes formas.

Uma delas é através dos Programas de Cooperação Territorial Europeia, que destinam mais de 10 bilhões de euros para que as regiões trabalhem juntas em desafios comuns: Adaptação Climática, Inclusão Social, Migração...

Como isso é feito na prática? Através de projetos envolvendo regiões de toda a Europa e países vizinhos, que ajudaram a aumentar a compreensão cultural e superar as disparidades económicas entre os territórios.

Não acha que este é um bom motivo para comemorar?

A campanha ‘Dia Europeu da Cooperação’, serve também para lembrar aos cidadãos que muitas coisas boas acontecem quando se juntam forças.

Nas edições anteriores, as pessoas pedalaram, cantaram juntas, comeram juntas e, em geral, se divertiram na companhia umas das outras em centenas de eventos organizados por programas de cooperação da UE em mais de 30 países.
 

 

 


Todos se podem juntar a esta celebração. Em setembro, muitos EVENTOS são organizados em diferentes regiões da Europa para comemorar os benefícios da cooperação: festivais de cinema, concertos, corridas de corrida, mercados locais, feiras gastronômicas ... e muito mais!

Encontre um EVENTO na sua cidade ou nas proximidades e comemore o Dia da Cooperação Europeia.