Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

CICLO DE SESSÕES TEMÁTICAS NO ÂMBITO DA PREPARAÇÃO DA ESTRATÉGIA REGIONAL ALENTEJO 2030

ROTEIRO 2019 "CICLO DE SESSÕES TEMÁTICAS"

 

No âmbito da preparação da estratégia regional Alentejo 2030, foram realizadas cinco sessões temáticas, uma parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo (CCDRA) e as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alentejo e da Lezíria do Tejo.

Com o objetivo de elaborar o Plano de Ação e a Estratégia Regional no horizonte 2030, iniciaram-se os trabalhos, ainda em 2018, com o Contributo Regional para a Estratégia Portugal 2030.

Foi um processo participado, trabalhado ao nível sub-regional, com várias sessões alargadas, de debate, que resultaram na identificação de desafios estratégicos e prioridades de intervenção para o Alentejo.

O processo foi retomado/continuado com maior intensidade com o primeiro momento do Roteiro 2019, num evento plenário realizado em janeiro desse ano e que incluiu uma conferência sobre “Os desafios da convergência” e 3 mesas temáticas sobre “Os dados e o território”; “A sustentabilidade e o território”; “A governação e o território”.

Posteriormente, foram realizadas reuniões com as Comunidades Intermunicipais, com as entidades do conhecimento, com as Associações Empresariais e as empresas, com as ONG, com os Deputados eleitos pela Região e foi preparado e aplicado um questionário aos stakeholders regionais e realizadas entrevistas a pessoas com relevância e pensamento sobre a Região.

Atualmente, está a ser revisto e melhorado o documento do contributo regional para o PT2030. Prossegue-se a preparação da estratégia regional e a estabilização/validação dos grandes desafios para o Alentejo no horizonte 2030.

Com igual propósito de atualização dos documentos programáticos, as CIM estão a fazer a revisitação das suas Estratégias Sub-Regionais.

Nestes trabalhos de preparação da estratégia regional Alentejo 2030, as cinco sessões temáticas foram momentos importantes de partilha de conhecimentos e experiências, de contributos e sugestões para o próximo período de programação.

Com foco nos desafios estratégicos para o Alentejo 2030, as sessões ocorreram em Ponte de Sôr – “Alargamento da base territorial de competitividade” - Évora “Consolidação do sistema regional de inovação”, Santarém – “Reforço da Ação Coletiva Regional”, Beja – “Sustentabilidade Territorial” e Grândola – “Reforço do sistema urbano regional”

Com o foco nos desafios estratégicos do Alentejo, as sessões permitiram balancear o passado recente, olhar o presente e refletir em conjunto sobre o futuro.

Das sessões resultaram contributos relacionados com tendências e oportunidades de desenvolvimento, dinâmicas territoriais, dimensões problemas, caminhos para o futuro, agentes a envolver.

 

CIMAA | 5/11/2019, Ponte de Sor, Aeródromo de Ponte de Sor;

CIMAC | 11/11/2019, Évora, sala de Conferências da CIMAC;

CIMLT | 12/11/2019, Santarém, sede da CIMLT;

CIMBAL | 18/11/2019, Beja, serviço de Formação Profissional - IEFP;

CIMAL | 2/12/2019, Grândola, Cine Teatro Grandolense