Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

A EUROACE na exposição de pintura Os pequenos Príncipes, de Oliveira Tavares

Euroace

O Artista Plástico António Oliveira Tavares expõe agora em Espanha, com o patrocínio da Euroace e seus parceiros, CCDR Alentejo, programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal e Feder.

Com o apoio da Euroace realizou uma primeira exposição em Plasencia, na sala Hebraica do Convento das Claras no mês de Maio e agora expõe em Olivença. Com esta ação a Extremadura fica mais próxima do público Português através da partilha de cultura.Los Pequenos Principes

Nas palavras de Oliveira Tavares, “Espanha tem um real interesse em conhecer a nossa cultura e tudo o que se relacione com as Artes Plásticas feita em solo luso. Isto vindo de um pais com a qualidade artística que podemos encontrar por lá é estimulante, mas ao mesmo tempo traz muita responsabilidade. Se nos mostramos, há que faze-lo com qualidade e por isso todo o apoio é bem-vindo e necessário. Fica o meu agradecimento à Euroace pela ajuda dada!“

A 20 de Junho, Oliveira Tavares inaugurou a exposição “Os Pequenos Príncipes” na Sala de Atividades Alternativas do Museo Etnográfico Extremeño “González Santana” de Olivenza.

Oliveira Tavares (Lisboa, 1961) frequentou o 4º ano de Engenharia no I.S.T. de Lisboa. Realizou estudos de desenho no A.R.C.O. e frequentou o Curso de História de Arte na Sociedade Nacional de Belas-Artes e Workshop de Gravura com Bartolomeu Cid dos Santos – Casa das Artes – Tavira. É membro da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Entre 2001 e 2005 viveu e trabalhou no seu atelier em Paris e Bruxelas, onde completou a sua formação artística através de um estudo intenso em grandes museus como o Louvre, museu Orsay e Centro Georges Pompidou, participando na vida artística destes grandes centros. Também trabalhou com a Galeria Lewis Guy na Holanda, o que lhe permitiu visitar com regularidade o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh em Amsterdam e o Museu Mauritshuis em Haya. Reside actualmente em Borba.

Oliveira Tavares recebeu o 1º Premio de Pintura do Salão de Outono do C.R.C.S. de Santarém. Participou nos concursos nacionais de pintura Almada Negreiros da Mapfre-Vida, no Porto, Fidelidade Seguradora em Lisboa, na VIII Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira e na la Exposição “Artiste du Génie de la Bastille” en París, França.

Obra citada no catálogo (ISBN 4-906536-32-8) da exposição “George de La Tour”, no Museu de Arte Ocidental, Tokyo, Japão, e é citado no Livro Ingres.Regards Croisés (ISBN:2856204643), RMN Editions Mengès, France. Ilustrou o livro de Poesia “A Gaveta de Baixo”, de Rosa Lobato de Faria.

Expõe desde 1982 e já participou em dezenas de exposições coletivas e individuais, uma das quais promovida pela Casa do Pessoal da CCDR Alentejotambém num contexto da cooperação transfronteiriça no âmbito da Eurorregião Alentejo, Centro, Extremadura – Euroace, intitulada Paisagens sem Fronteiras, que esteve patente na Galeria daquela CCDR entre 21 de Março e 5 de Abril deste ano.

A sua obra está representada em coleções públicas e privadas de Portugal, Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, França, Japão, Holanda y Bélgica.

O nome desta mostra, em que o artista se expressa através da abstração, foi retirada do título de um dos quadros que Oliveira, por sua vez, recolheu da célebre novela de Saint Exupéry, O Pequeno Príncipe. Para ele, a sua obra tem algo deste querido personagem e é este seu mundo, que nos convida a conhecer para nos fazer recordar os pequenos príncipes que há em todos nós.

A exposição estará patente até dia 20 de Julho.

O catalogo, em formato digital, pode ser solicitado através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..