No dia 3 de julho de 2025, o Comité de Acompanhamento do Programa Interreg Espaço Atlântico 2021-2027 aprovou 24 projetos de cooperação transnacional no âmbito do Terceira Convocatória, durante a reunião realizada em Galway, na Irlanda. As iniciativas agora selecionadas representam um investimento total de 55 milhões de euros, com apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a uma taxa de cofinanciamento de 75%.
Das 80 candidaturas submetidas, os projetos aprovados destacam-se pela qualidade e pertinência dos temas abordados, nas áreas prioritárias do programa: Inovação Azul e Competitividade; Ambiente Azul e Verde; Turismo e Cultura Sustentável e Social Azul.
Inovação Azul e Competitividade
Foram selecionados 6 projetos, com um investimento total de 11,9 milhões de euros, que visam promover formação e aconselhamento para PME, apoiar o crescimento sustentável da indústria de biomassa de algas, a digitalização no setor da aquicultura e o desenvolvimento de protótipos. Estas ações contribuirão para fortalecer o tecido empresarial e formar uma nova geração de profissionais da economia azul.
Ambiente Azul e Verde
Com um investimento estimado de 31,6 milhões de euros, 13 projetos vão abordar temas como energia renovável oceânica, conservação da biodiversidade marinha, monitorização ambiental, mitigação de riscos costeiros e redução da poluição fluvial. As iniciativas incluem também ações inovadoras como a requalificação porto-cidade inspirada no Novo Bauhaus Europeu e a valorização da cadeia de valor dos produtos do mar atlânticos.
Turismo e Cultura Sustentável e Social Azul
Foram aprovados 5 projetos, com um orçamento de 11,6 milhões de euros, focados na criação de rotas turísticas sustentáveis e inclusivas, na valorização do património marítimo e na gestão responsável dos fluxos turísticos em zonas costeiras.
Entre os projetos aprovados, destaca-se o projeto CANSTAR – Consolidating an Atlantic Network of Sustainable AstroTourism Destinations, liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, com um orçamento total de 1 605 552,33 euros. O projeto CANSTAR visa consolidar uma rede atlântica de destinos de astroturismo sustentável, promovendo sinergias entre ciência, turismo e desenvolvimento regional.
A lista completa dos projetos aprovados está disponível aqui.