Competências e atribuições



A Direção de Serviços de Desenvolvimento Regional (DSDR) tem competências na dinamização do planeamento estratégico e na elaboração de propostas para o desenvolvimento regional, em articulação com os serviços desconcentrados os parceiros regionais, nomeadamente nos domínios socioeconómico, territorial a ambiental, assegurando a coerência e compatibilização com as orientações nacionais e comunitárias.

No âmbito do processo de dinamização, preparação e acompanhamento dos documentos estratégicos regionais, a DSDR elabora estudos de reflexão e prospetiva, nas vertentes social, económica, territorial, ambiental e institucional, abordando de forma sistemática a sua área de atuação e identificando as principais oportunidades e fatores críticos do desenvolvimento.

Numa perspetiva de reforço da ação coletiva regional, a DSDR promove, dinamiza e/ou lidera projetos e parcerias estratégicas que, em conjunto, capacitam o território e reforçam o desempenho da Região.

Fomentando e divulgando o conhecimento sobre a evolução da Região, a DSDR desenvolve, regularmente, ações de acompanhamento de parâmetros de análise sobre o desenvolvimento da Região.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.