A Unidade de Fiscalização da CCDR Alentejo recebeu dia 1,2 e 3 de julho os parceiros do projeto da rede IMPEL “Invasive Alien Species (IAS) and NIRAM”. Neste workshop estiveram presentes 25 representantes de parceiros de vários países, entre eles Alemanha, Kosovo, Croácia, Grécia, Estónia, Letónia, Chéquia e Eslováquia, para além de Portugal que esteve representado pelas equipas da Unidade de Fiscalização da CCDR-A, IP. e do ICNF, I.P, assim como contámos com a presença da Chefe da Equipa de Experts da Proteção da Natureza da IMPEL.
A IMPEL é a European Union Network for the Implementation and Enforcement of Environmental Law, uma rede internacional de autoridades ambientais e reguladoras criada sob a égide da Comissão Europeia, que promove a implementação da legislação ambiental nos Estados-Membros. A Unidade de Fiscalização, a convite da IGAMAOT integra este projeto desde 2022, com benefícios significativos visíveis na sua atividade de fiscalização.
IAS e NIRAM encontram-se ligados já que o IAS lida com as espécies exóticas e invasoras e o NIRAM oferece uma ferramenta que poderá ser utilizada pelos vários países tendo em vista a melhoria da eficiência das inspeções em vários aspetos da natureza.
Este workshop, organizado pela UF/CCDR-A em parceria com o ICNF, cuja apresentação se focou no Regulamento No 1143/2014 tendo Frederico Lobo e João Loureiro, demonstrado a experiência portuguesa no controlo e erradicação das espécies invasoras. O workshop contou também com a apresentação do Projeto CARDIMED pelas Profs. Teresa Batista e Catarina Meireles, da Universidade de Évora, um projeto de soluções baseadas na natureza que facilitam a resiliência provocada pelas alterações climáticas e que também se conecta com as plantas invasoras na sua execução.
Igualmente esteve presente a Prof. Elizabete Marchante, reconhecida expert nestas matérias, que apresentou “From prevention to biological control – what we have been doing to manage invasive plants”.
Da parceria de organização com o ICNF resultou ainda, no primeiro dia, numa experiência enriquecedora com a presença de Paulo Encarnação e Ricardo Fragoso, Vigilantes da Natureza e que apresentaram em sala “Biological control of Acacia longifolia usingthe gall – inducing fly, Trichilogaster acaciaelongifoliae”.
Já no segundo dia, foi efetuada uma visita à reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e ao Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação da Natureza/Monte do Paio, em que acompanhados pelo ICNF foi possível efetuar uma inspeção conjunta no âmbito das IAS, bem como verificados e analisados os critérios de avaliação de risco presente na ferramenta NIRAM. Os trabalhos no último dia prosseguiram em sala, permitindo uma análise mais aprofundada e detalhada de cada um dos critérios abordados e simulando a sua aplicação.