CCDR Alentejo, I.P. apresenta HEPRESTONE: Projeto Transfronteiriço para a Proteção do Património Cultural



A Galeria da Casa de Burgos, da CCDR Alentejo, I.P., acolheu, no passado dia 11 de setembro, uma sessão pública de divulgação dedicada à conservação do património cultural construído, marcando a conclusão dos trabalhos especializados de recolha de dados e análise de riscos para o desenvolvimento de um Plano de Conservação Preventiva e Preditiva. O encontro procurou reforçar o compromisso regional com a proteção do património e a promoção de um turismo sustentável e resiliente.

A sessão de apresentação e divulgação contou com a abertura de Ana Paula Amendoeira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., que enalteceu a importância do projeto na proteção do património cultural, bem como a criação e desenho de metodologia e ferramentas inovadores em prol da conservação preventiva e preditiva de monumentos históricos.

O projeto HEPRESTONE tem como objetivo proteger o património cultural construído contra ameaças como as alterações climáticas e o turismo em massa, promovendo simultaneamente um turismo sustentável, inclusivo e adaptado à realidade climática da região EUROACE (Alentejo, Centro e Extremadura). Para o efeito, pretende-se desenvolver boas práticas e medidas inovadoras para a conservação preventiva e preditiva de monumentos históricos.

Como projeto-piloto, foi selecionado o Núcleo Museológico da Casa Nobre da Rua de Burgos – Muralha, em Évora, que inclui estruturas de grande relevância histórica, como a fundação do século III, o Torreão e a Domus. Este espaço servirá como laboratório para testar e validar as soluções desenvolvidas, com vista à sua replicação noutros monumentos da região EUROACE.

Com a duração de três anos, o projeto HEPRESTONE é uma ação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg POCTEP 2021-2027. Com esta iniciativa, a CCDR Alentejo, I.P. reforça o compromisso com a proteção do património cultural e a promoção de um turismo sustentável, contribuindo para a resiliência do território face às alterações climáticas e para a valorização do legado histórico da região.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.