CCDR Alentejo, I.P. acolheu Evento Final do Projeto DECISO – A Economia Circular no Agroalimentar



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. acolheu, no passado dia 18 de setembro de 2025, o Evento Final do Projeto DECISO – Developers of Circular Solutions, que reuniu especialistas, entidades regionais e representantes do setor agroalimentar para debater as principais sinergias entre políticas públicas e financiamento no setor agroalimentar.

Durante a sessão foram apresentados os principais resultados do projeto, que incluiu a revisão de barreiras e lacunas de política, o desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e a criação de dois esquemas de financiamento específicos para a economia circular. O projeto teve como principais resultados a definição do ecossistema de economia circular do Alentejo bem como o memorando de entendimento protocolado com a CIMBAL.

A CCDR Alentejo, I.P. foi responsável pelo piloto que tinha por tema o Agroalimentar, tendo sido evidenciado as potencialidades da região no desenvolvimento de esquemas de financiamento e na criação de oportunidades que possam contribuir para a valorização de produtos de excelência, o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas como a gastronomia, saúde, cosmética e turismo sustentável, mas também os desafios que o financiamento de projetos circulares enfrenta.

Foram ainda sublinhados resultados concretos como:

  • Cada barreira identificada nos pilotos se relaciona com lacunas de política (o que falta), num desafio comum (efeito prático) e numa oportunidade (ação estratégica possível);
  • Principais resultados dos outros 3 pilotos das outras regiões (Otimização do uso da água da chuva, Descarbonização e transição pós- lignite e análise do quadro estratégico para esquemas financeiros);
  • A criação de um ecossistema regional de Economia Circular no Alentejo, que articula o sistema empresarial, científico, associativo e político, abrangendo um total de 366 projetos no total, dos quais cerca de 95 projetos relacionam-se diretamente com o setor agroalimentar e mais de 70 em energias e eficiência.

As conclusões do projeto foram apresentadas por Rosa Onofre, coordenadora do Projeto DECISO, que sublinhou a importância de continuar a apoiar a transição das empresas para modelos de negócio circulares, reforçando a cooperação entre políticas públicas, financiamento e inovação regional.

A CCDR Alentejo, I.P. agradece a todos os participantes pela sua presença e contributo, que foram fundamentais para enriquecer a discussão e fortalecer o compromisso coletivo com um futuro mais sustentável, resiliente e competitivo no setor agroalimentar.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.