CCDR Alentejo, I.P. marcou presença na Feira do Montado 2025, em Portel



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.) e o Programa Regional Alentejo 2030 (Alentejo 2030) participaram na edição 2025 da Feira do Montado, realizada em Portel, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, reforçando o seu compromisso com a valorização sustentável do território e dos recursos endógenos da região.

Este certame, de referência nacional na salvaguarda e dinamização do Montado, tem como principais objetivos divulgar a importância económica, ambiental e cultural deste ecossistema único, bem como fomentar a inovação e a sustentabilidade na sua gestão. A CCDR Alentejo, I.P. e o Alentejo 2030 não podiam deixar de marcar presença, considerando a sua atuação na planificação regional, no desenvolvimento económico, no ordenamento do território, na preservação ambiental, e na gestão de fundos europeus, que em articulação promovem políticas que asseguram um futuro equilibrado e coeso para o Alentejo.

No stand institucional da CCDR Alentejo, I.P. e do Alentejo 2030, os visitantes puderam ver in loco dinâmicas temáticas que evidenciaram a excelência dos produtos do Montado e a riqueza cultural associada. Ao longo dos dias, foram convidadas entidades e produtores regionais que através da criação de sinergias realizaram dinâmicas, demonstrações e degustações, de onde se estacam:

  • A Cortiça – 28 de novembro. Este dia foi dedicado ao “traçamento de cortiça”, cuja atividade foi dinamizada por Luís Correia – Cork, SA. O traçamento é uma fase do processo onde se separam as cortiças por qualidade e eliminam-se os defeitos da cortiça.
  • A Bolota – 29 de novembro. Sábado esteve em destaque através da mostra e degustação de produtos alimentares à base e bolota, com o apoio da Herdade do Montado do Freixo do Meio. A bolota tem elevado valor nutricional o que faz dela um alimento saudável. A aplicação da bolota na gastronomia tem ampliado as opções gastronómicas que vão desde a farinha, café, pão e doces.
  • Porco Alentejano – 30 de novembro. Do porco vêm os enchidos, num dia dinamizado pela sociedade agrícola Agro-pecuária Rosado & Filhos, Lda os visitantes do certame puderam conhecer e degustar o presunto e os enchidos de porco – produtos resultantes do bem-estar animal e da sustentabilidade do montado.
  • Mel – 1 de dezembro. O último dia de feira foi dedicado à atividade apícola e ao mundo das abelhas. O Mel do Poço Abaixo aceitou o desafio e demonstrou toda a arte apícola com os seus materiais de trabalho e degustação de méis e derivados.

Estas iniciativas permitiram mostrar como cada recurso contribui para a economia local, para a preservação ambiental e para a identidade cultural do Alentejo, reforçando a importância da gestão sustentável do Montado como fator de competitividade e inovação.

A feira do Montado, realizada anualmente em Portel, é um certame dedicado à valorização do ecossistema do Montado, promovendo a sua importância económica, ambiental e cultural. Durante vários dias, o certame reuniu produtores, empresas, instituições e visitantes para divulgar produtos endógenos, fomentar a inovação e sensibilizar para a gestão sustentável deste património único. A CCDR Alentejo. I.P. e o Alentejo 2030 agradecem a todos os visitantes que estiveram presentes no nosso espaço e que, connosco, descobriram a excelência dos produtos do Alentejo e o futuro deste ecossistema tão singular. Afinal, é também através do Montado que investimos na identidade, na economia e na sustentabilidade do Alentejo.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.