
A Biblioteca Pública de Évora acolheu, no passado dia 28 de janeiro, pelas 16h30, a apresentação do livro “Fernão Cardim – Um Jesuíta do Alentejo ao Brasil, passando por Roma e Londres, Séculos XVI-XVII”, da autoria de Ana Maria de Azevedo.
A sessão contou com a apresentação de Ana de Albuquerque, da editora BY THE BOOK e com a presença da Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., Ana Paula Amendoeira, sublinhando a importância institucional do apoio concedido à publicação da obra.
A obra, publicada em 2025 pela editora By the Book, contou com o apoio da CCDR Alentejo, I.P., integrando-se nas comemorações do IV Centenário da morte de Fernão Cardim, ocorrida na Bahia, em 1625.
O livro traça o percurso de vida do Pe. Fernão Cardim, jesuíta alentejano que, ao longo de cerca de quarenta anos no Brasil, exerceu funções como sacerdote, professor, missionário, etnólogo e cronista. Esteve em Roma como Procurador da Província do Brasil e viveu um episódio marcante ao ser capturado por corsários ingleses, permanecendo cativo em Inglaterra durante três anos, período em que lhe foram confiscados os seus manuscritos, nunca recuperados.
Profundamente ilustrada e com prefácio do Professor Jorge Couto, a obra constitui um contributo fundamental para o conhecimento da terra e das gentes do Brasil, oferecendo um olhar singular sobre aquele território, vivido e descrito como um “outro Portugal”.



