CASTRO VERDE – RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA



Castro Verde - Reserva Mundial da Biosfera

O Concelho de Castro Verde foi classificado pela UNESCO, em14 de junho, como  Reserva da Biosfera, inscrevendo-se assim na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tornando-se desta forma na 1ªReserva da Biosfera  a sul do Tejo.

Esta distinção é o corolário de um intenso trabalho, da Câmara Municipal de Castro Verde, da Associação de Agricultores de Campo Branco e da Liga para a Proteção da Natureza .

A classificação como Reserva da Biosfera vem reforçar não só a distinção de sustentabilidade de um território único a nível regional, nacional e internacional, pela associação de elementos naturais e culturais, mas também de um modelo de desenvolvimento territorial ancorado no capital de saber da identidade e tradição com características dominantemente rurais.

A classificação agora atribuída a este território qualifica-o como um ativo regional reconhecido e com notoriedade, consolidando-se assim a estratégia de desenvolvimento da Região mediante a valorização do seu Património Natural e Cultural, o que deve ter como objetivos associados a melhoria da atratividade da região e a criação de oportunidades de negócios no âmbito da Conservação da Natureza, Turismo ativo ou cultural e da Agricultura sustentável.

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo  congratula-se com esta distinção da UNESCO, que é para todos nós motivo de orgulho.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.