Visita de Delegação Cipriota Turca ao Alentejo



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA)  vai receber, entre os dias 19 e 23 de Março, uma delegação cipriota turca, que mostrou interesse em tomar contacto com a realidade sócio económica do Alentejo.

A  visita desta delegação realiza -se  com o apoio do projecto TAPS, que é um programa de Assistência  Técnica  a  entidades locais. Esta Delegação é composta por representantes de entidades relacionadas com o desenvolvimento das PME, Câmaras de Comércio, Indústria e Artesanato e que  procuram  aumentar a competitividade do sector privado  cipriota, pretendendo conhecer os aspectos que se relacionam com a inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e produtos regionais de excelência, como os vinhos, azeites, laticínios e cortiça.

Trata-se de uma visita de carácter exploratório, com a qual procuram aumentar os seus conhecimentos sobre a realidade e o modelo de desenvolvimento alentejano que têm acompanhado com interesse.

A CCDRA  acolhe assim a organização desta visita, proporcionando aos seus membros um contacto com a realidade institucional  na gestão de Fundos da União Europeia, nomeadamente no âmbito do ALENTEJO 2020, sendo que o Presidente da CCDRA é também o Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional ALENTEJO 2020, possibilitando assim  um contacto directo, no sentido de melhor completar a informação que a delegação pretende conhecer.

Foi desenhado um programa que levará os delegados a tomar contacto com agentes e entidades regionais que estão directamente implicados no modelo regional de desenvolvimento, nomeadamente a Universidade, o NERE, a ADRAL, o PACT e a EDIA e,  na vertente empresarial, com a Fundação Eugénio de Almeida, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz  e empresas ligadas ao sector da cortiça e dos laticínios tradicionais.

 

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.