Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza | 17 de outubro



Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se comemora hoje, a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza) dinamiza, uma vez mais, a iniciativa “Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.

De 17 a 24 de outubro, pretende-se mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e da exclusão social, enquanto violações de Direitos Humanos.

Mais informações disponíveis em https://combatepobreza.wordpress.com/

Sabia que diminuiu na UE a percentagem de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social?

 

Imagem Eurostat - Pobreza

Em 2018, 109,2 milhões de pessoas, ou 21,7 % da população da UE, estavam em risco de pobreza ou exclusão social. Isto significa eram afetadas por pelo menos uma das três condições seguintes: encontravam-se em risco de pobreza após as transferências sociais (pobreza monetária), em situação de privação material grave, ou viviam em agregados familiares com muito baixa intensidade de trabalho.

Após três aumentos consecutivos entre 2009 e 2012, em que se atingiram quase 25 % de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social na UE, a percentagem diminuiu continuamente até atingir 21,7 % no ano passado. Portugal situa-se perto da média da UE, com 21,6 % da população em risco de pobreza. Estes dados são publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.