Participe no Dia Europeu sem Carros



Termina hoje a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE, campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a promoção de transportes urbanos não poluentes e sustentáveis, com o Dia Europeu sem Carros.

Experimente hoje deixar o seu carro estacionado e pegue na bicicleta ou utilize os transportes públicos como uma solução de mobilidade segura, eficiente, acessível e de baixa emissão para todos.

Cerca de 3.000 vilas e cidades de aproximadamente 50 países participaram, hospedando eventos sobre o tema “Seguro e saudável com mobilidade sustentável” e dando às pessoas a oportunidade de explorar o papel da mobilidade nas suas vidas diárias, experimentando meios de transporte limpos.

Este ano marca uma ocasião especial para a campanha, pois comemora o seu 20º aniversário. Em reconhecimento a este marco está a lançar um MUSEU VIRTUAL, que apresenta a história da campanha, o impacto que alcançou e as suas ligações às prioridades de sustentabilidade mais amplas da Comissão Europeia, como o Acordo Verde da UE.

O museu também destacará histórias pessoais de mudança comportamental, ilustrando como a campanha inspirou residentes de toda a Europa a adaptar seus hábitos de mobilidade em favor da mobilidade ativa, transporte público e outras soluções de transporte limpas e inteligentes.

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE oferece uma oportunidade para os governos locais em toda a Europa (e além) convidarem os residentes a experimentarem opções de mobilidade ativa e descobrirem os benefícios de formas sustentáveis ​​de transporte.

Saiba o que a sua vila ou cidade fez para celebrar a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE.

Agora que a SEMANA chegou ao fim, as vilas e cidades da Europa têm a oportunidade de se candidatarem a um ou mais dos três Prémios de Mobilidade Urbana Sustentável da Comissão Europeia.

O prazo para se candidatarem ao Prémio de Segurança Rodoviária Urbana da UE, ao Prémio de Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável e ao Prémio EUROPEAN MOBILITY WEEK é dia 31 de outubro.

Formulário de inscrição online e critérios em www.mobilityweek.eu.

Fonte: CE/EMW2021

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.