Convocado el VI Premio Internacional de Fotografía “Santiago Castelo” 2022 con 4.600€ en premios



O Centro Unesco da Extremadura anuncia neste ano de 2022 e em memória do seu Presidente Fundador D. José Miguel Santiago Castelo, a sexta edição do Prémio Internacional de Fotografia “SANTIAGO CASTELO”.
A vocação internacional com que este Prémio foi criado permitiu-lhe alargar o seu campo de atuação e cruzar fronteiras em 2019, tendo desde então uma delimitação geográfica internacional de cariz transfronteiriço entre Espanha e Portugal. É por isso que esta edição e desde 2019, conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Centro.
Nesta edição de 2022, o Prémio Internacional de Fotografia “SANTIAGO CASTELO” reger-se-á de acordo com o seguinte:


B A S E S


1- OBJETIVOS:

  • Valorizar e promover a criação artística no domínio da fotografia e o trabalho dos seus criadores, cujas obras ofereçam outras formas de interpretar o território da eurorregião EUROACE, ou seja: a Comunidade Autónoma da Extremadura e as regiões do Alentejo e do Centro de Portugal.
  • Promover o legado cultural que abrange toda a eurorregião EUROACE, as suas áreas protegidas, a sua diversidade cultural e as suas paisagens naturais.
  • Promover a colaboração e manutenção de ações transfronteiriças assentes no domínio da Cultura e do Património.
  • Manter, no percurso iniciado pelo Centro Unesco da Extremadura através do Prémio Comunidade Sustentável, uma homogeneidade nas suas ações, promovendo um acervo que relaciona a criação artística com a defesa do património e a sustentabilidade do território.

2- PARTICIPANTES: Podem participar no concurso todos os fotógrafos maiores de 18 anos, independentemente da sua nacionalidade e residência, mediante prévia inscrição digital conforme estabelecido no regulamento.


3- TEMA: As imagens, dentro da liberdade criativa do seu autor, devem evidenciar os aspetos positivos da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística e humana dos territórios que integram a eurorregião EUROACE. As imagens devem ser realizadas no território da eurorregião EUROACE, conjunto constituído pelas regiões do Alentejo e Centro (Portugal) e a Comunidade Autónoma da Extremadura (Espanha).

4- TRABALHOS: Serão admitidos no concurso trabalhos realizados a preto e branco ou a cores, tanto em digitais quanto analógicos, em alta resolução (mínimo 300 dpi). Cada autor poderá concorrer com um máximo de duas obras. Não serão aceites trabalhos que tenham sido premiados em outros concursos, embora sejam aceites aqueles que tenham sido selecionados anteriormente.


5- APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS: As propostas de participação serão submetidas online, previamente à apresentação dos trabalhos produzidos fisicamente, através do formulário de inscrição disponibilizado em www.mundoarti.com.


Passos a seguir:
▪ Anexar uma imagem digital do trabalho submetido a concurso em formato JPEG, a 300 dpi. (Máximo 6MB).
▪ Preencher a ficha técnica de cada uma das obras apresentadas a concurso: título da obra, técnica, medidas, e na “descrição” indicar o local onde a fotografia foi tirada (certificando que corresponde à delimitação geográfica da EUROACE), a data de conclusão e, se for o caso, o número da edição.
▪ Preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais.
▪ Anexar um currículo do autor com o percurso profissional.
(Máximo de 2 páginas A4, em formato PDF).

Consulte as condições em português ou espanhol.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.