A Associação da Extremadura para a UNESCO anuncia a oitava edição do Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”



A Associação da Extremadura para a UNESCO convoca a oitava edição do Prémio Internacional de Fotografia que leva o nome de Santiago Castelo, em honra ao presidente fundador da Associação da Extremadura para a UNESCO.

Este prémio, reforçando seu caráter transfronteiriço entre Espanha e Portugal, visa premiar trabalhos fotográficos que, dentro da liberdade criativa do autor, ofereçam novas visões da riqueza cultural, monumental, natural, ambiental, paisagística e humana dos territórios da euro-região EUROACE, que inclui as regiões da Extremadura na Espanha e Alentejo e Centro em Portugal. Esta ampla e vasta área internacional ocupa uma sexta parte da península ibérica e oferece paisagens tão variadas e distintas que vão desde o litoral atlântico aos espaços de pastagem do Alentejo ou Extremadura, incluindo patrimônios reconhecidos como Évora, Coimbra, Elvas, Mérida, Cáceres e Guadalupe.

As imagens concorrentes devem ser necessariamente realizadas no território da eurorregião EUROACE.
O prémio desta oitava edição será de 4.000 euros para a obra vencedora, e pode ser concedida uma Menção Honrosa de 600€ ao autor selecionado com este prémio.

Os objetivos deste Prémio incluem:
• Valorizar e promover a criação artística no campo da fotografia e o trabalho de seus criadores, cujas obras ofereçam novas formas de perceber o território da eurorregião EUROACE, que é: a Comunidade Autônoma da Extremadura e as Regiões Alentejo e Centro de Portugal;
• Fomentar o legado cultural que abrange toda a eurorregião EUROACE, seus espaços protegidos, sua diversidade cultural e suas paisagens naturais como cenário de criação artística;
• Potenciar a colaboração e a manutenção de ações transfronteiriças baseadas no campo da Cultura e do Patrimônio.

Podem participar no prémio fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer nacionalidade, apresentando um máximo de duas obras concorrentes, das quais devem ser autores materiais. As propostas de participação devem ser enviadas online, antes da apresentação das obras produzidas fisicamente, através do formulário de inscrição disponível no site de gestão de concursos: www.mundoarti.com

As regras estão disponíveis neste site e na página da Associação da Extremadura para a UNESCO www.unescoextremadura.com, e também são anexadas a este comunicado. O prazo para apresentar as fotografias vai de 12 de março a 17 de abril de 2024. A participação na convocatória é completamente gratuita.

O júri, de caráter internacional com representantes de cada uma das regiões participantes, fará uma pré-seleção de todas as obras enviadas através deste site, selecionando um máximo de 30 obras que passarão para exposição. Os selecionados serão solicitados a enviar as obras já produzidas e, com elas, a Associação da Extremadura para a UNESCO, em colaboração com as regiões Alentejo e Centro de Portugal, realizará uma exposição itinerante na eurorregião, que começará na Extremadura no último trimestre deste ano.

Como novidade principal este ano e para facilitar o trabalho dos fotógrafos selecionados para a exposição e que concorrem ao Prémio, foram estabelecidos três pontos de recolha das obras já produzidas nas cidades de Cáceres na Espanha e Coimbra e Évora em Portugal.

Assim como nos anos anteriores e desde 2019, esta edição conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta da Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e do programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A, bem como da Consejería de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Junta de Extremadura e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Alentejo e Centro de Portugal.

Consulte o documento das bases da convocatória AQUI

Mais informações em www.unescoextremadura.com
Telefone de atendimento, coordenação do prémio: 00 34 659 717 060

Fonte: ASSOCIAÇÃO DA EXTREMADURA PARA A UNESCO

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.