No dia 15 de maio, a Comunidade de Trabalho EUROACE – Alentejo, Centro e Extremadura, numa iniciativa conjunta da CCDR Alentejo, I.P., da CCDR Centro, I.P., e da Junta da Extremadura (Espanha), organizou a celebração oficial do Dia da Europa, que teve lugar no concelho de Alvito, município anfitrião do evento.
Este ano, a organização foi da responsabilidade da CCDR Alentejo, I.P., através da sua Divisão de Cooperação e Dinâmicas Regionais, que assegurou a coordenação e implementação de todas as ações, em estreita articulação com os parceiros da EUROACE.
O evento contou com mais de 200 participantes, entre alunos, professores, técnicos, artistas, artesãos e representantes institucionais das três regiões, afirmando os valores fundadores da União Europeia — paz, solidariedade, diversidade, cooperação e cidadania ativa — através da cultura e da educação.
Uma Europa próxima construída a partir do interior. A concretização deste evento contou com o forte envolvimento do Município de Alvito, através do seu Presidente, Dr. José Manuel Efigénio, e do apoio logístico e institucional dos técnicos municipais, cujo contributo foi determinante para o sucesso da iniciativa.
A Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares através das suas Direções de Serviços da Região do Alentejo e da Região Centro, asseguraram igualmente apoio incondicional a todas as fases de preparação e execução do evento, contribuindo fortemente para a articulação entre a comunidade escolar envolvida.
As atividades decorreram no Largo do Relógio e no Pátio do Castelo de Alvito, culminando com um almoço na Pousada Castelo de Alvito, preparado pela Escola Profissional de Alvito.
Participaram na celebração:
– Escola Profissional de Alvito;
– Agrupamento de Escolas de Alvito;
– Agrupamento de Escolas de Ourique;
– Agrupamento de Escolas de Castro Verde;
– Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde;
– Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor;
– Escola Nuestra Señora de los Santos – Táliga (Extremadura);
– Grupo de Folclore Renacer – Badajoz.
Os Municípios de Alvito, Castro Verde, Ourique e Penamacor asseguraram o acompanhamento institucional e técnico das delegações, reforçando o espírito de cooperação da eurorregião.
As apresentações culturais incluíram o Cante Alentejano, a Viola Campaniça, os Adufes, o Folclore da Extremadura e a Gastronomia Mediterrânica, evidenciando a importância da preservação e da valorização do património imaterial como elo entre gerações.
O evento contou com a presença do realizador e etnógrafo Tiago Pereira, criador do projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” e coordenador do programa CURA na RAIA, que documentou a residência artística e promoveu o reencontro entre tradição, juventude e identidade cultural.
Durante a manhã, o arqueólogo Dr. Jorge Feio, fez uma apresentação histórica sobre o património de Alvito e o seu castelo, reforçando o simbolismo do local escolhido para esta celebração.
Os alunos representantes das diferentes regiões da EUROACE apresentaram discursos inspirados na Declaração Schuman de 1950, afirmando o papel das novas gerações na construção de uma Europa coesa, participativa e culturalmente diversa.
A residência artística culminou com uma performance coletiva, baseada no temo do cancioneiro popular “Vai de Centro ao Centro”, unindo todos os participantes num momento final de celebração única e partilhada entre a dança, o cante e o toque.
A celebração do Dia da Europa em Alvito demonstrou que a Europa também se constrói nos territórios de baixa densidade, onde a cultura, a educação e a cooperação são pilares da cidadania ativa e da identidade europeia. Este evento reforça o papel da Comunidade de Trabalho EUROACE como espaço de construção conjunta de soluções e de valorização dos territórios e das suas comunidades, assumindo a cultura como fator central de coesão e futuro.