Associação Évora 2027 foi formalmente constituída



Decorreu no Palácio D. Manuel em Évora a assinatura da escritura da Associação Évora 2027, tendo os associados fundadores e o Estado representado pelo Ministério da Cultura, realizado a primeira Assembleia Geral onde aprovaram os estatutos, consolidando assim o caminho rumo a 2027.

Formada pelo Estado, o Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P. que esteve representada por Aníbal Reis Costa, Vice-Presidente, Substituto Legal do Presidente, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo, a Associação Évora 2027 tem como missão planear, promover, desenvolver e executar a iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura.

Tal como proposto no Decreto-Lei de 26 de dezembro de 2023, que estabelecia a criação da Associação Évora 2027, os associados fundadores depois de aprovarem os estatutos da Associação, elegeram a mesa da Assembleia Geral, presidida pela Câmara Municipal de Évora, com Vice-Presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Secretariado a cargo da Universidade de Évora. Este órgão terá uma composição rotativa, e funcionará como comissão instaladora até à designação da Direção da Associação.

A Direção, órgão executivo da Associação, integrará, entre outros a Direção Executiva e a Direção Artística, que serão recrutadas através de concurso público cujos procedimentos fundamentais serão desencadeados em breve.

Até à designação da direção, a Equipa de Missão transitará para a Associação, mantendo-se em funções e continuando a desenvolver o trabalho necessário à implementação da iniciativa.

Recorde-se que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo integrou desde o inicio a Comissão Executiva Évora 2027 que promoveu a candidatura que permitiu a Évora, entre os quatro finalistas, Évora, Braga Aveiro e Ponta Delgada ser a escolhida por um júri internacional para Capital Europeia da Cultura em 2027.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.