Biografia de Amélia de Leuchtenberg será lançada em maio, em Évora



Terá lugar no próximo dia 29 de maio, na Casa Nobre da Rua de Burgos, em Évora, às 17h30, a apresentação da 2ª edição do livro Amélia de Leuchtenberg, da autoria de Cláudia Thomé Witte.

A edição desta obra pela By The Book, contou com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P..

Nesta biografia é dada a conhecer D. Amélia de Leuchtenberg, neta de Napoleão Bonaparte e segunda esposa de D. Pedro IV, Imperatriz do Brasil e Duquesa de Bragança.

Para além de filha, neta ou esposa foi uma mulher que tomou as suas próprias decisões e assumiu o seu destino. Viúva, ainda jovem, adotou Portugal como sua pátria e assumiu a defesa da recém-instituída monarquia constitucional. D. Amélia de Leuchtenberg abraçou a causa da então chamada “infância desvalida” e deixou, na Ilha da Madeira, como legado um dos mais modernos hospitais da sua época.

Baseada em centenas de documentos inéditos, obtidos em coleções públicas e privadas, esta obra oferece ao leitor, para além de um texto histórico, um importante conjunto de ilustrações (originais da biografada, quadros, jóias, porcelanas, objetos pessoais, fotografias dos palácios) muito representativas e reveladoras daquele período histórico.

Cláudia Thomé Witte – Investigadora luso-brasileira, membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg, é autora dos livros Dona Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal, editado em 2019 pela Fundação da Casa de Bragança, Amélie von Leuchtenberg, publicado na Alemanha em 2021, e D. Amélia, a história não contada, de 2023, pela editora Leya Brasil.

Cláudia Thomé Witte pesquisa, desde 2003, o período do Primeiro Reinado brasileiro e da Monarquia Constitucional em Portugal, com ênfase nas personagens femininas da realeza que entrelaçam a história dos dois países. Estuda e colabora com diversos arquivos e instituições em Portugal, no Brasil e na Alemanha, onde profere conferências e tem vários artigos publicados.

Trabalha como investigadora independente e vive, atualmente, em Lisboa.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.