CCDR Alentejo, I.P. assinou acordos colaborativos no âmbito da Escola de Coesão



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. assinou com diversas entidades, entre as quais Municípios, Comunidades Intermunicipais e Agrupamentos de Escolas da Região, dois acordos colaborativo no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”.

Na cerimónia esteve presente o Vice- Presidente substituto legal do Presidente do Conselho Diretivo da CCDRA, I.P. Aníbal Reis Costa bem como a Vice Presidente da CCDRA,I.P. Carmen Carvalheira, tendo na sua intervenção, Aníbal Costa referido que “A CCDR Alentejo, I.P. está empenhada na capacitação e envolvimento dos jovens como forma de se contribuir para a Política da Coesão dando a conhecer o impacto da política europeia na região”, adiantando que “Urge preparar cidadãos europeus ativos através do conhecimento e participação dos jovens as políticas de coesão”.

Recorde-se que na “Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, um dos desafios estratégicos tem a ver com o reforço da ação coletiva regional e, neste sentido, é importante formalizar os termos de trabalho conjunto para a implementação do projeto Escola da Coesão”.

A Escola de Coesão é uma uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação, das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo. O objetivo principal é de dar a conhecer o impacto da politica europeia assente na boa governação, considerada fundamental na definição das políticas públicas”.

A concretização da ação da Escola de Coesão será feita através de uma vasta rede de parceiros regionais, nacionais e internacionais o que lhe permite atuar de forma abrangente, e divide-se em quatro eixos. O Primeiro denomina-se “ASOC – At School on Open Cohesion”, o segundo “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo mais”, o terceiro tema ver com um “Ciclo de Conferências Ligar Erasmus e Politica de Coesão – Ligar Jovens Alentejanos à Europa+ e uma Conferência anual que liga Política de Coesão com ERASMUS+ e o quarto é “Summer School”.

O primeiro acordo colaborativo assinado com a “Acessível Êxito Associação, promotora das Mentes Empreendedoras, é referente ao eixo, “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo +” e pretende entre outros “dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso”.

O segundo acordo colaborativo foca-se no eixo. ASOC – At School on Open Cohesion e pretende através de uma parceria que fomente o trabalho em rede, com o objetivo de promover o conhecimento da política de coesão e o impacto da politica da União Europeia (UE) no Alentejo.

Para além da CCDRA, I.P. foram signatários do acordo os Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, de Nisa, Escolas 2 de Beja, de Redondo, de Vendas Novas, bem como a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo (CIMAA), do Alentejo Central (CIMAC), e do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Instituto Politécnico de Portalegre , responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral Associação de Defesa do Património de Mértola, responsável pelo CentroEurope Direct do Baixo Alentejo e as câmaras municipais de Beja, Montemor- o-Novo, Redondo e Vendas Novas.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.