CCDR Alentejo, I.P. marca presença na 41.ª edição da Ovibeja com stand participativo



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.) e o Programa Regional Alentejo 2030 estiveram presentes na 41.ª edição da Ovibeja, que decorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio, com um stand institucional que se destacou pela sua forte componente interativa e pela promoção do que melhor se faz na região.

Sob o lema «+ Agricultura + Futuro», a edição deste ano da Ovibeja reuniu mais de mil expositores e apresentou um programa diversificado, com atividades culturais, demonstrações e momentos de valorização dos produtos e saberes do Alentejo. Neste contexto, a presença da CCDR Alentejo, I.P. e do Programa Alentejo 2030 teve como objetivo reforçar o compromisso com um Alentejo mais coeso, mais tecnológico e mais sustentável.

O stand institucional foi palco de uma dinâmica muito positiva e reconhecida pelos visitantes, ao proporcionar experiências únicas e momentos de contacto direto com os produtos, produtores e tradições da região.

No segundo dia do certame (1 de maio), o destaque foi para a mostra e degustação de queijos de Serpa, numa iniciativa realizada em colaboração com a Associação de Produtores Queijo Serpa, entidade recentemente reconhecida como gestora da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serpa. Esta ação permitiu valorizar um produto emblemático da região e promover a sua autenticidade e qualidade.

Na sexta-feira (2 de maio), o stand foi dedicado à apicultura, com o apoio da Associação de Apicultores do Parque Natural do Vale do Guadiana. Os visitantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com um apicultor, conhecer os instrumentos utilizados na atividade apícola e participar numa degustação de méis multiflorais e monoflorais, bem como conhecer cera estampada laminada. Esta iniciativa permitiu sensibilizar o público para a importância da apicultura na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento rural.

O sábado (3 de maio) foi reservado para uma experienciação vinícola, com a presença da Confraria dos Enófilos do Alentejo, que apresentou uma seleção de vinhos do Baixo Alentejo. Os visitantes puderam conhecer as especificidades das castas, aromas e complexidade dos vinhos alentejanos, num momento de valorização da excelência vitivinícola da região. A participação da CCDR Alentejo, I.P. e do Programa Alentejo 2030 na Ovibeja 2025 reforçou o papel destas entidades na promoção de um Alentejo mais inovador, sustentável e coeso, valorizando os produtos e saberes locais e contribuindo para a afirmação da região no contexto nacional e internacional. A presença no certame permitiu, ao mesmo tempo, reforçar a proximidade com os cidadãos e os agentes económicos, num diálogo aberto sobre os desafios e oportunidades do Alentejo no horizonte 2030.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.