CCDR Alentejo participa na IX CB School, Assembleia-Geral da AEBR e Reunião Anual da Plataforma Europeia Transfronteiriça em Gorizia



A CCDR Alentejo, IP participou entre 12 e 14 de novembro de 2025, em Gorizia (Itália), na IX AEBR Cross-Border School, na Assembleia-Geral da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (AEBR) e na Reunião Anual da European Cross-Border Platform (ECBP), coorganizadas pelo Comité das Regiões, pela Região Friuli-Venezia Giulia e pela AEBR.

No dia 12 de novembro teve lugar, na sede de Gorizia da Università degli Studi di Trieste, a IX Cross-Border School da AEBR, dedicada ao tema das “fronteiras resilientes” e à participação dos jovens na cooperação transfronteiriça. O programa integrou sessões com investigadores, responsáveis institucionais e estudantes, bem como a apresentação de resultados de projetos europeus como o Resilient Borders e o B-SHAPES – Border Shaping Perceptions of European Societies, centrados na perceção dos cidadãos, na gestão de crises e no ordenamento do território em regiões de fronteira.

Na manhã de 13 de novembro realizou-se a Assembleia-Geral da AEBR, que aprovou a continuidade de Joris Bengevoord como Presidente da associação até 2027, bem como os documentos estatutários e o acolhimento de novos membros. Seguiu-se, no Auditório da Cultura Friulana, a Reunião Anual da European Cross-Border Platform, que reuniu representantes da Comissão Europeia, do Comité das Regiões, de regiões fronteiriças, AECT, euroregiões e outras estruturas de cooperação. Os trabalhos centraram-se no futuro da cooperação transfronteiriça na política de coesão pós-2027, na construção de regiões de fronteira mais resilientes e no contributo da cooperação transfronteiriça para o alargamento da União Europeia.

O segundo dia dos trabalhos da Plataforma foi dedicado aos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT), envolvendo mais de 80 AECT operacionais em toda a Europa. Vários exemplos – como os AECT Kvarken, Chaves-Verín, Nouvelle Aquitaine-Euskadi–Navarra, Pannon ou GO! – apresentaram o seu valor acrescentado, desafios e perspetivas futuras, num diálogo direto com a Comissão Europeia e o Comité das Regiões. A presença da CCDR Alentejo, IP, nestes encontros permitiu reforçar o posicionamento do Alentejo enquanto região de fronteira ativamente empenhada na cooperação territorial europeia, acompanhar de perto os debates sobre o futuro dos programas de cooperação, nomeadamente INTERREG, e contribuir para a reflexão sobre instrumentos e soluções que respondam melhor às necessidades dos cidadãos e territórios transfronteiriços.

© 2025 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.