CONFERÊNCIA – “Desenvolvimento regional – desafios de governação integrada” – 1 de julho de 2022, no Auditório da CCDR Alentejo, em Évora (tarde)



Conferência Região do Alentejo

A CCDR Alentejo lidera uma rede constituída por atores regionais que efetiva coletivamente um trabalho de reflexão e estudo prospetivo que visa a promoção da qualificação e do conhecimento no Alentejo.  Para o efeito, concretizou uma candidatura integrada na Prioridade de Investimento 11.2 enquadrada nos pressupostos do aviso ALT20-64-2019-45 do Programa Alentejo2020. Numa lógica de trabalho colaborativo, através da rede de parceiros regionais, constituída para este efeito, têm sido desenvolvidas  um conjunto de atividades que têm permitido contribuir para a elevação do  conhecimento, da aprendizagem ao longo da vida, da formação/qualificação e do emprego, sendo expectável este trabalho possa vir a influenciar a definição de políticas públicas, de modo a que as populações alcancem melhores níveis de formação/qualificação, tenham níveis de conhecimento mais elevados e melhor adequados à procura, por parte do tecido empresarial.

Os atuais problemas complexos são difíceis de definir com rigor, mas evidenciam interdependências e multicausalidade, atravessando fronteiras organizacionais. Daí que o trabalho em rede possa vir a permitir abordagens com visões diferenciadas e a conceção de soluções integradas inovadoras. Cada um dos parceiros, por sua vez, tem vindo a desenvolver metodologias de trabalho que envolverão os setores, as instituições, a sociedade civil, no sentido de ter um enfoque territorial de proximidade, integrado.

Neste contexto, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) um dos parceiros nesta rede, tem vindo a desenvolver ações importantes no âmbito Academia de Liderança Colaborativa que é um espaço de aprendizagem sobre colaboração, onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem.

Nesta sequência, no dia 1 de julho de 2022, durante a tarde, no Auditório da CCDR Alentejo, em Évora, decorrerá uma conferência sobre o tema “Desenvolvimento regional – desafios de governação integrada”, conforme programa, podendo inscrever-se aqui.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.