Foi inaugurada no passado dia 18 de setembro de 2025, na Casa de Burgos, em Évora, a exposição Follies V – on the way to the European Capital of Culture 27. A iniciativa integra-se na semana de abertura do ano letivo 2025/2026 da Escola de Artes da Universidade de Évora e ficará patente até 15 de outubro, na Rua de Burgos, em pleno centro histórico.
A cerimónia de inauguração contou com a participação da Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., Ana Paula Amendoeira, sublinhando o apoio institucional à valorização cultural e educativa desta iniciativa.
A mostra resulta do trabalho conjunto de 52 estudantes do 1.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Évora e 31 estudantes de 2.º ciclo da Universidade de Alicante, desenvolvido sob a coordenação de cinco docentes: Sofia Aleixo, João Santa Rita e Marta Frazão (Universidade de Évora), Javier Sánchez Merina e Joaquín Alvado (Universidade de Alicante).
No âmbito do projeto internacional UoU – University of Universities, os estudantes criaram propostas de Follies — dispositivos espaciais temporários — a instalar ao longo do percurso do Aqueduto da Água de Prata, ligando a cidade ao Convento de São Bento de Cástris, sede da futura Capital Europeia da Cultura 2027. Cada grupo trabalhou um dos dez temas propostos, desde a interação com a natureza à sustentabilidade, passando pelo património imaterial, performance artística e energia renovável.
O resultado é uma impressionante maqueta de 11 metros, acompanhada por estudos de detalhe e maquetas individuais, que ilustram a forma como os visitantes poderão interagir com os diferentes dispositivos. Este exercício pedagógico, desenvolvido em regime intensivo e internacional, valorizou não apenas o domínio técnico e criativo, mas também competências de comunicação, cooperação intercultural e inovação.
A exposição conta como parceiros com a EUGreen e a CCDR Alentejo, I.P., tendo como coorganizadora internacional a Universidade de Alicante.