Jovens voluntários participaram numa ação de sensibilização e controlo de espécies exóticas invasoras em Santo André, no concelho de Santiago do Cacém! A Cortaderia selloana, mais conhecida como erva-das-pampas, foi o principal alvo desta ação – uma planta que influencia negativamente os nossos ecossistemas. Esta planta coloniza facilmente habitats perturbados e os penachos são altamente alergénicos, pois libertam pólen e partículas que podem causar ou agravar alergias respiratórias. Também aumentam o risco de incêndio e degradam o valor ecológico e recreativo dos espaços, como parques públicos, uma vez que as suas folhas são cortantes e por isso perigosas.
A ação incluiu também o controlo do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) numa pequena área da Avenida de Sines, ajudando a travar a expansão desta espécie invasora no espaço urbano.
Para sensibilizar a comunidade, os voluntários, que integraram o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta em Santo André, distribuíram folhetos e cartazes informativos sobre os perigos da Cortaderia, alertando para a urgência de agir!
Esta iniciativa foi desenvolvida pela CCDR Alentejo, I,P. em colaboração com a Direção Regional de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.), a Junta de Freguesia de Santo André e o Município de Santiago do Cacém.
Quer saber mais sobre como ajudar? Consulte o Manual de Boas Práticas para o Controlo da Cortaderia selloana e junte-se a esta causa.