Nova Bauhaus Europeia chega até Quintos



No passado dia 11 de abril, a CCDR Alentejo, I.P, marcou presença na aldeia de Quintos (Beja), que recebeu mais de 300 jovens de várias escolas de Portugal, para vivenciarem o evento “Respirando e Vivendo, Quintos”.

A sessão de abertura contou com a atuação do Grupo Coral de Baleizão, seguida do discurso de abertura onde marcaram presença João Cascalheira (CEO do Centro Social Nossa Senhora da Graça), Nélson Cruz (Presidente da União de Freguesias de Salvada e Quintos) e de Paulo Arsénio (Presidente da Câmara Municipal de Beja).

Durante a manhã, os jovens das escolas de Alcoutim, Almada, Beja, Cascais, Oeiras e Ourique foram divididos em grupos, de forma a contactarem com o mundo rural alentejano, através de várias atividades: aprender a fazer pão em forno de lenha, a tosquia das ovelhas, o funcionamento dos antigos moinhos, a recolha de buinho para utilização em cadeiras, entre outras atividades.

No período da tarde, o fórum New European Bauhaus (NEB) discutiu, na Casa do Povo de Quintos, a Conferência “Quintos com História e Futuro”, marcada pela presença de Bruno Cantinho (CEO da Olivogestão), Fátima Duarte (CEO da CEBAL), Francisco Fragoso (Representante Regional do Portugal Inovação Social); João Mestre (Agrónomo e jovem residente de Quintos); Maria João Macedo (Chefe de Divisão do Turismo e Património – CM Beja); Miguel Rêgo (Arqueólogo da CCDR Alentejo I.P.); Paula Conduto Mira (Arquiteta e CEO do Agroturismo Xistos) e Rita Paiva (Chefe de Divisão – Beja Sustentabilidade Global da CM Beja), e moderado por Telma Guerreiro, representante do Programa Regional Alentejo 2030/CCDR Alentejo I.P.

No final da tarde, Quintos transmitiu em direto, para o Festival New European Bauhaus, a decorrerem Bruxelas, uma encenação com os três pilares da Bauhaus (Inclusão, Beleza e Sustentabilidade) e dois momentos musicais: o primeiro na voz de Ana Amaro (voz e harpa) e Quim Correia (voz e viola); e o segundo momento na voz de Francisco Horta, acompanhado da viola campaniça.

Este evento realizou-se no âmbito da iniciativa NEB, através do Festival NEB – Eventos Satélites, contando com o projeto “Muda o Teu Território” e do Centro Social Nossa Senhora da Graça, como entidade promotora, através da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

A iniciativa teve vários parceiros envolvidos, dos quais, a Divisão de Cooperação e Dinâmicas Regionais da CCDR Alentejo I.P. e foi financiada, entre outros, pelo FEDER, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2021-2027, pretendendo promover a cidadania europeia, a cooperação transfronteiriça e a Nova Bauhaus Europeia.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.