Primeira Reunião do Plano de Cogestão da RNLSAS reúne atores locais no Monte do Paio



No dia 25 de março, deu-se um primeiro passo para a conservação e gestão sustentável da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS). O Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação da Natureza, localizado no Monte do Paio, foi palco da primeira reunião do Plano de Cogestão da RNLSAS, que reuniu aproximadamente 30 participantes. Os trabalhos foram coordenados pela CCDR Alentejo, no contexto das suas novas competências, designadamente no acompanhamento da elaboração e execução destes planos específicos.

Este encontro contou com a participação de representantes de diversas entidades envolvidas na conservação e gestão do território, incluindo organizações ambientais, autoridades locais, especialistas em conservação e membros da comunidade local. O objetivo central foi abrir um diálogo construtivo sobre as estratégias de cogestão que visam conservar, promover, valorizar e comunicar este importante património natural.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas relevantes, desde a identificação de desafios específicos enfrentados pela reserva até a exploração de oportunidades para promover práticas de gestão ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas.

Os participantes destacaram a importância da colaboração interinstitucional e do envolvimento ativo da comunidade para alcançar os objetivos de conservação e desenvolvimento sustentável. Esta reunião inaugural marcou o início de uma jornada, na qual todos os envolvidos estão determinados a desempenhar um papel ativo.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.