10ª. REUNIÃO do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO 2020



Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro, a 10ª. Reunião do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO 2020, em Rio Maior, composto por um conjunto alargado de entidades nacionais e regionais e Comissão Europeia.

O Presidente do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO2020, Roberto Grilo, informou os membros do Comité da aprovação da Reprogramação do Programa Operacional, um processo longo e complexo que foi concluído com sucesso para a Região e para o qual foi fundamental o envolvimento de todos os parceiros locais e regionais. Realçou o papel da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP e dos serviços da Comissão Europeia, nomeadamente a Direção Geral de Politica Regional e Urbana (DG REGIO) e a Direção Geral do Emprego, representados nesta reunião por  Carole Blanchard , Sílvia Vincitorio e João Paiva.

Foi efetuado um ponto de situação da execução física e financeira do Programa Operacional tendo sido evidenciado o cumprimento das metas regulamentares da Comissão Europeia, a denominada regra n+3  que em caso de incumprimento implicaria a perda de verbas, bem como a metas, mais ambiciosas que as regulamentares, definidas pela Autoridade de Gestão para o ano de 2018 em matéria de execução.

Foi ainda  efetuada  uma análise aos instrumentos associados às abordagens integradas de base territorial, os Investimentos Territoriais Integrados, implementados pelas Comunidades Intermunicipais, o instrumento DLBC-  Desenvolvimento Local de Base Comunitário da responsabilidade dos Grupos de Ação Local e as Ações Integradas de Desenvolvimento Urbano liderados pelas Autoridades Urbanas.

Foi ainda feita uma apresentação sobre a Informação, Comunicação e Notoriedade do ALENTEJO 2020.

Sobre este dois últimos ponto a Chefe de Unidade Portugal e Espanha da DG REGIO, Carole Mancel-Blanchard, informou que estas são matérias que terão uma maior relevância no próximo período de programação 2021-2027, como se pode verificar na proposta de regulamentos comunitários para o próximo Quadro Plurianual de Financiamento.

Foi ainda aprovada a alteração aos critérios de seleção das candidaturas dos recursos humanos altamente qualificados de modo a abranger o alargamento dos beneficiários decorrente da reprogramação.

Dos trabalhos deste Comité, podemos concluir que foi alcançado um ajustamento e adequação dos FUNDOS, em alinhamento com a Estratégia Regional, comprometida com resultados e afirmação da Região, no patamar nacional e internacional.

 

10ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO2020

10ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO2020

10ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO2020

10ª Reunião do Comité de Acompanhamento do ALENTEJO2020

 

 

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.