AGROPOL – Divulgação



O projeto Agropol, apoiado pela DG AGRI da Comissão Europeia, foi lançado em janeiro de 2016 com o objetivo de fornecer e desenvolver conhecimentos práticos sobre a forma de fortalecer o setor agrícola e alimentar através da cooperação transfronteiriça, entendida como um meio eficaz para estimular o desenvolvimento regional e o crescimento económico na Europa.

Um consórcio de investigação seleccionou duas regiões envolvidas em iniciativas de cooperação transfronteiriça no sector agro-alimentar-florestal: a EUROACE e a região transfronteiriça entre a Caríntia no sul da Áustria e a Eslovénia  nas quais foram desenvolvidas estratégias de cooperação transfronteiriça naqueles sector, em estreita cooperação com as autoridades regionais, os intervenientes locais e os parceiros do projecto.

O projeto ajudou ainda as partes interessadas relevantes em ambas as regiões na implementação de projetos piloto de cooperação que olhem para além dos limites das indústrias tradicionais e das fronteiras nacionais para desenvolver novas formas de cooperação e aumentem a sua competitividade.

Para difundir a iniciativa e os resultados alcançados o projeto organizará três eventos de divulgação em outubro e novembro de 2018 dirigidos a todos os interessados na cooperação transfronteiriça entre regiões rurais da Europa, dos setores público e privado.

O projeto AGROPOL poderá cobrir as despesas de deslocação e alojamento aos diferentes eventos. Para saber mais e efectuar o seu registo, dirija-se a https://agropol-events.eu/.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.