A CCDR Alentejo participa no evento anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa (AEBR/AGEG/ARFE)



A Associação das Regiões Fronteiriças da Europa, cujas atividades principais são a identificação de obstáculos transfronteiriços e possíveis soluções e a atuação junto das instituições da União Europeia e das autoridades nacionais para o interesse das regiões fronteiriças e transfronteiriças, promove entre 20 e 22 de outubro os seus eventos anuais.

Durante os Eventos Anuais da AEBR 2021, comemora-se também o 50.º Aniversário da Associação olhando para o futuro a partir de Arnhem, Província de Gelderland, nos Países Baixos.

No dia 20, decorreu a 5ª edição da Cross-Border School, organizada em conjunto com a Radboud University of Nijmegen. Com o tema “Governance of the Green Deal in the border regions” esteve especialmente focada em proporcionar uma perspetiva ampla do Pacto Ecológico Europeu. A principal questão debatida foi como abordar os problemas de governação decorrentes da gestão do carvão, da energia eólica, da água e da energia nuclear.

Nos dias 21 e 22, para além das reuniões do Comité Executivo e da Assembleia Geral, decorre a conferência anual “Mirror to the Future” onde serão abordados os principais desafios que se colocam atualmente às regiões fronteiriças e transfronteiriças (Pacto Ecológico, Digitalização, Recuperação e Resiliência), através de debates com as instituições da UE, autoridades nacionais e outras organizações europeias, em vários seminários, sessões principais e online.

Os trabalhos serão focados nos vários aspetos do Pacto Ecológico Europeu, de particular interesse para as regiões fronteiriças, como a gestão da água, o hidrogénio e outras questões relacionadas com a transição energética, alimentos sustentáveis, oportunidades de financiamento ou empreendedorismo em contextos transfronteiriços.

Para mais informação consulte o site da AEBR/AGEG/ARFE.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.