A COOPERAÇÃO TERRITORIAL EUROPEIA NO ALENTEJO



A Cooperação Territorial Europeia (CTE), através da iniciativa Interreg, nas suas vertentes transfronteiriça, transnacional e inter-regional, tem vindo a promover ao longo dos sucessivos períodos de programação uma política de cooperação que tem incentivado e promovido uma maior aproximação entre as diversas regiões e os seus agentes, com reflexos positivos nas relações institucionais e mesmo pessoais entre todos aqueles que têm tido a oportunidade e optaram por participar nesses projectos de cooperação.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) como entidade regional atenta a esta realidade, e também com competências atribuídas na gestão de alguns destes programas, tenciona, através dos agentes regionais que neles têm participado, fixar uma imagem dos mesmos e também perceber como é que a realidade da CTE é percecionada por estas entidades.

Para o efeito, a CCDRA vai lançar um questionário aos agentes regionais que se têm envolvido nos diferentes programas Interreg, nos quais o Alentejo é Região elegível.

O período que se pretende abarcar com o questionário é o compreendido entre o Terceiro Quadro Comunitário de Apoio (2000-2006) e o actual Período de Programação (2014-2020).

O convite para participar neste questionário será remetido por e-mail a um universo de 230 entidades e procura recolher informação que ajude a desenhar também um perfil que traduza o sentir de todos os que se envolveram no processo de cooperação, partilhando as experiências institucionais vividas durante o decurso dos projetos.

Este questionário está disponível no site da CCDR Alentejo, e deverá ser respondido até ao dia 30 de Novembro.

A CCDR Alentejo agradece desde já às entidades regionais a sua disponibilidade para resposta ao questionário, e compromete-se a apresentar os seus resultados assim que fique concluído o respetivo relatório.

 

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.