A EUROPA IMAGINADA UMA CONVERSA SOBRE BELEZA, HUMANIDADE, SUSTENTABILIDADE E CIÊNCIA



 

Évora 2027 promove conversa sobre Cultura e Ciência no Dia da Europa

 

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 assinala o Dia da Europa com uma conversa, que tem como protagonistas Cláudio Torres, Elvira Fortunato, José Manuel Rodrigues, Maria Manuel Mota, Miguel Bastos Araújo e Tiago Rodrigues. O evento conta com transmissão online de acesso gratuito.

No dia 9 de maio, Évora 2027, Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, apresenta, a partir do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, um encontro intitulado A Europa Imaginada. Uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência. A iniciativa, que visa assinalar o Dia da Europa, conta com a participação de seis personalidades portuguesas, distinguidas com o “Prémio Pessoa”, algumas das quais com ligação ao Alentejo: Cláudio Torres (arqueologia), Elvira Fortunato (ciência / engenharia), José Manuel Rodrigues (fotografia), Maria Manuel Mota (ciência / biomedicina), Miguel Bastos Araújo (ciência / biodiversidade) e Tiago Rodrigues (teatro). O evento, que se realiza entre 18h30 e as 20h30, será transmitido online, em direto, a partir do canal de Youtube e página de Facebook de Évora 2027.

A Europa Imaginada. Uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência realiza-se no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de missão de Évora 2027. O principal objetivo deste debate, com moderação de João Ferrão (geógrafo, investigador e ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades), passa por contribuir para uma ampla reflexão sobre o novo desígnio europeu, em que a Cultura assume uma dimensão preponderante aliada à tecnologia e à economia.

 

Youtube: www.youtube.com/Évora2027

Facebook: www.facebook.com/Evora2027.CidadeCandidata

 

Copywriting Redes Sociais

 

SAVE THE DATE: Dia 9 de maio vamos celebrar o #DiadaEuropa com uma conversa que reúne seis personalidades portuguesas, todas distinguidas com o “Prémio Pessoa”, à volta de um tema urgente, que nos toca a todos enquanto cidadãos de um espaço comum: o novo desígnio europeu.

Intitulada “A Europa Imaginada. Uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência”, a iniciativa, promovida por Évora 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura conta com a participação de Cláudio Torres (arqueologia), Elvira Fortunato (ciência / engenharia), José Manuel Rodrigues (fotografia), Maria Manuel Mota (ciência / biomedicina), Miguel Bastos Araújo (ciência / biodiversidade) e Tiago Rodrigues (teatro).

Moderado pelo geógrafo João Ferrão, o debate realiza-se a partir do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, e será transmitido online, em streaming, no canal de YouTube e na página de Facebook de https://www.facebook.com/Evora2027.CidadeCandidata com acesso gratuito.

 

Participa e partilha!

O quê: A Europa Imaginada. Uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência

Quando: Dia 9 de Maio (domingo) 18h30-20h30.

Onde: Transmissão online, em direto, de acesso gratuito a partir do canal de YouTube e Facebook https://www.facebook.com/Evora2027.CidadeCandidata

 

Sinopse

A história persiste em colocar-nos em questão, lembrando, recorrentemente, o campo da incerteza e da imprecisão. Por outro lado, a história vai evoluindo, transformando-se – pensamos que sempre para uma ideia de felicidade, de prosperidade, seja intelectual, seja material. Na velocidade ambígua dos dias de hoje ganha fôlego o projeto Novo Bauhaus Europeu e, num quadro que combina os valores da sustentabilidade, da estética e da inclusão, regressam palavras e conceitos que nos são a todos familiares: ambiente, cultura e economia, entre outros. A novidade é a valorização dada, no contexto de um projeto europeu, à alma e à mente.

À luz do mundo atual parece-nos urgente pensar (ou repensar) a política da Humanidade atendendo à necessidade de recentrar as qualidades do desenvolvimento com o respeito pela (bio)diversidade. No âmbito da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura queremos convidar um conjunto de personalidades portuguesas, distinguidas com o Prémio Pessoa, de diferentes áreas de especialidade para, a partir desses lugares, refletirem sobre as possibilidades que surgem com o novo desígnio europeu ou sobre os desígnios do Humano.       

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo