AEP e CCDR Alentejo promovem workshop sobre Descarbonização e Transição Energética



EcoEconomy 4.0 apoia as PME e atua no Norte, Centro e Alentejo

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do projeto EcoEconomy 4.0, inicia um ciclo de workshops sobre Descarbonização e Transição Energética, em parceria com associações empresariais e instituições locais, para apoiar as PME a alcançarem uma transição justa e inclusiva, condição necessária para o sucesso.

O primeiro workshop, coorganizado pela CCDR Alentejo – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, decorre no dia 15 de junho, online (via Plataforma Webex), e tem como principal objetivo garantir que o rumo de mudança das empresas nestas matérias seja facilitado.

Especialmente dirigido a PME, este ciclo de workshops, que pretende ajudar a potenciar o cumprimento das metas ambientais, mostrando às PME a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa, conta com a participação de entidades ligadas ao sistema científico e tecnológico, comunidades intermunicipais, municípios e associações empresariais.

Programa – 15 de junho, online (Plataforma Webex)

09h20                
Sessão de Abertura                
Carmen Carvalheira [CCDR-Alentejo], Paulo Vaz [AEP]
09h35
Seminário Oportunidades e Exemplos Descarbonização e Transição Energética
Pedro Horta [Universidade de Évora]            
09h50                
Apresentação do projeto EcoEconomy 4.0                
Paula Silvestre [AEP]              
10h05                
Principais resultados do projeto EcoEconomy 4.0                
Hermano Rodrigues/Rui Ferreira [EY], Beatriz Varela Pinto [CCaSS]                
10h30                
Questões de referência para a Descarbonização e Transição Energética e brainstorming plenário                
Beatriz Varela Pinto [CCaSS]              
11h45                
Mesas redondas para identificação de desafios, boas práticas e oportunidades de colaboração em matéria de Descarbonização e Transição Energética                
Hermano Rodrigues, Rui Ferreira, Diogo Martins, Pedro Oliveira/Sofia Ferreira [EY], Beatriz Varela Pinto, Beatriz Maio [CCaSS]            
12h30                
Plenário de encerramento                
Carmen Carvalheira [CCDR-Alentejo], Paulo Vaz [AEP]

O acesso é gratuito, mas necessita de inscrição: Circular Economy, (aeportugal.pt)

EcoEconomy 4.0

Lançado pela AEP em abril de 2021, o projeto EcoEconomy 4.0 atua junto das PME em áreas como a Descarbonização/Transição Energética, a Economia Circular e as Tecnologias Digitais da Indústria 4.0.

O objetivo do projeto é mobilizar as PME, por forma a potenciar o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias, mostrando-lhes a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa.

O projeto apoia o universo empresarial mais carente de intervenção, designadamente as PME, e atua no Norte, Centro e Alentejo, embora se esperem impactos positivos a nível nacional, tendo em conta os efeitos de disseminação previstos.

Durante o primeiro ano, o EcoEconomy 4.0 envolveu mais de 400 empresas e os impactos das atividades levadas a cabo já se fazem sentir no tecido empresarial, tornando-o mais sustentável e competitivo.

O projeto EcoEconomy 4.0 é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.