Aldeias para o Futuro assinam Protocolo de Cooperação



A cidade de Coimbra acolheu, no passado dia 21 de abril, a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre os seis municípios envolvidos na Rede Aldeias para o Futuro – Rede de Aldeias Bauhaus EUROACE.

Com este protocolo, as 6 aldeias envolvidas, comprometem-se a reforçar a capacidade de afirmação e a competitividade desta Rede de Aldeias no contexto dos países ibéricos e da Europa, a estabelecer sinergias para fomentar a qualidade de vida nos seus territórios e nos adjacentes e constituir uma rede que dinamize projetos comuns necessários que contribuam para a consolidação do Eixo Alentejo-Centro-Extremadura.

A assinatura deste protocolo decorreu na sequência da realização do Seminário “Rede de Aldeias para o Futuro – Aldeias Bauhaus EUROACE” promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), pela Junta da Extremadura e pelos Municípios da Rede de Aldeias para o Futuro

Este Seminário surge associado ao projeto “Rede de Aldeias para o Futuro”, liderado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, e que abrange seis Aldeias da eurorregião EUROACE: as Aldeias de Dornelas do Zêzere, na Pampilhosa da Serra e Sortelha, no Sabugal, da região Centro de Portugal; São Pedro do Corval em Reguengos de Monsaraz e Marco, em Arronches, da região Alentejo; e, Moraleja e Llerena da Região da Extremadura espanhola.

O projeto foi um dos 20 vencedores da convocatória europeia de assistência técnica a projetos transformadores, em municípios de média e pequena dimensão, que seguem as diretrizes da Nova Bauhaus Europeia (NEB).

Este evento teve como pano de fundo a apresentação do Quadro Conceptual para esta Rede de Aldeias, no âmbito da qual foi desenvolvida uma discussão sobre os desafios e oportunidades para as Aldeias, tendo como enquadramento estratégico os princípios da NEB – Nova Bauhaus Europeia.

A Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro promove a regeneração dos espaços rurais, seguindo os princípios básicos da Nova Bauhaus Europeia (NEB) de sustentabilidade, inclusão e beleza, a que se junta o envolvimento e a participação dos cidadãos na sua conceção, ou seja, envolvendo os habitantes na geração de ideias e ações que levam à criação dos espaços que os próprios cidadãos querem e necessitam.

A Nova Bauhaus Europeia é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e para a nossa alma.

É uma plataforma de experimentação e criação de conexões, que promove a colaboração entre os pensadores e os empreendedores interessados em criar os nossos futuros modos de vida em conjunto.

É uma ponte entre o mundo da ciência e da tecnologia e o mundo da arte e da cultura.

É um convite para mudar de perspetiva e encarar os desafios ecológicos e digitais como oportunidades para transformar a nossa vida para melhor.

Trata-se de uma nova abordagem que visa encontrar soluções inovadoras para problemas societais complexos através da cocriação. A iniciativa visa influenciar o nosso modo de pensar, os nossos comportamentos e os mercados em torno de novas formas de viver e de construir.

A Nova Bauhaus Europeia… É sobre esperança… É sobre inspiração… É sobre novas perspetivas.

O Seminário Rede de Aldeias para o Futuro – Aldeias Bauhaus EUROACE, foi inaugurado pela Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno; pelo Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva; e pela Diretora Geral de Planeamento Urbano e Regional da Junta da Extremadura, Eulalia Moreno de Acevedo e foi encerrado por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.