Atores da Cooperação Territorial do Sudoeste Europeu encontram-se em Toulouse



Uma ocasião única para descobrir as duas décadas da existência do Programa Interreg Sudoe através de projetos emblemáticos e chave para o desenvolvimento territorial do sudoeste europeu.

Após quase vinte anos de existência, o Programa Interreg Sudoe, Programa de Cooperação Territorial da Comissão Europeia para o Sudoeste Europeu, promove um evento que abordará os resultados do Programa relativamente às prioridades europeias como a Europa Verde, a Europa Digital e o Património Cultural.

O evento, a celebrar dia 19 de junho no Hotel da Região Toulouse (França), revelará como se constrói a Europa partindo do terreno.

Esta iniciativa contará com a presença dos Órgãos do Programa, representantes da cooperação territorial europeia a distintas escalas territoriais (Comissão Europeia, Comité da Regiões, Representações Permanentes Nacionais perante a UE) e atores territoriais para tratar o futuro da política de coesão e por conseguinte, do Programa. O evento também proporcionará debates entre especialistas políticos e setoriais e representantes de projetos emblemáticos que tratarão de analisar como ajustar as políticas às especificidades territoriais.

O evento dará lugar a uma série de recomendações para a programação futura com base nos desafios territoriais da área coberta pelo Programa. Assim, serão tratadas temáticas-chave como:

  • o envelhecimento e a digitalização através de projeto ICT4SILVER sobre o desenvolvimento das PMES da silver economy;
  • a proteção do meio ambiente com o projeto SOIL_TAKE_CARE sobre contaminação dos solos e;
  • o património cultural com o projeto HERITAGE CARE sobre proteção do património através da digitalização.

“O Programa Sudoe tem que continuar no futuro” declarou o Vice Presidente do Parlamento Europeu Ramón Luis Valcárcel (Comité das Regiões, 06/06/2018), evidenciando a necessidade de preservar um Programa que contribuiu favoravelmente ao desenvolvimento do sudoeste europeu. Através deste evento, pretende-se ilustrar os resultados e defender assim a sua continuação.

Desde o ano 2000, o Programa Interreg Sudoe distribuiu mais de 212.200.000€ do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cofinanciando mais de 254 projetos transnacionais em Espanha, Portugal (continental), França (sudoeste), Reino Unido (Gibraltar) e o Principado de Andorra. Estes projetos, em temáticas-chave como a inovação, a alteração climática, o desenvolvimento empresarial, o meio ambiente e a transição energética, contaram com a participação de mais de 1700 entidades públicas e privadas e a implicação de mais de 23000 PME, dando lugar à criação de mais de 4000 empregos e 31 patentes.

Fonte: Interreg Sudoe/AD&C/MC

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.