Candidaturas abertas para Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração



O Governo abriu para todas as regiões, através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), o aviso para apresentação de candidaturas para a reconversão e transformação de Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE), com um financiamento de 110 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O objetivo é o de modernizar AAE já existentes, para as preparar para as transições verde e digital e para garantir uma melhoria da competitividade das empresas já instaladas.

Neste contexto, os apoios são para investimentos na auto produção e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em áreas do Interior com comprovada falha de mercado ou soluções de resiliência ativa a incêndios, consoante as características das AAE.

As candidaturas serão avaliadas, entre outros aspetos, tendo em conta o número de empresas instaladas e o número de postos de trabalho em cada AAE, quantos desses negócios estão associados a cadeias de logística e de que forma se articula o trabalho dessas empresas com o Sistema Regional de Inovação em questão. Serão beneficiadas na avaliação AAE localizadas em territórios do Interior.

O processo de seleção das AAE decorre em duas fases. Numa primeira, até 15 de setembro, foram submetidas às CCDRC 81 manifestações de interesse por parte de municípios e entidades municipais gestoras de AAE. As CCDR selecionaram 38 projetos: 9 na Região Norte, 18 na Região Centro, 4 na Área Metropolitana de Lisboa, 5 no Alentejo e 2 no Algarve. Estes 38 projetos podem agora, até 2 de dezembro, ser candidatados a esta segunda fase do concurso, que vai selecionar as intervenções a apoiar.

Esta medida dá continuidade aos investimentos dos Programas Operacionais Regionais no âmbito do Portugal 2020 (de apoio a novas AAE e requalificação das já existentes) e será ainda complementada com apoios a AAE no âmbito do Portugal 2030.

Consulte o aviso AQUI

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.