CCDR ALENTEJO assume a Presidência da Comunidade de Trabalho Alentejo-Algarve-Andaluzia EUROAAA



No passado dia 12 de dezembro, no Palácio de San Telmo, sede da Presidência da Junta de Andaluzia, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Dr. António Ceia da Silva recebeu a Presidência da Comunidade de Trabalho EUROAAA para o biénio 2023-2024.

O Presidente da Junta de Andaluzia, agora cessante, D. Juan Manuel Moreno, assume a Vice-Presidência desta Comunidade de Trabalho tripartida, enaltecendo o trabalho por ela desenvolvido nos últimos dois anos, enfrentando todas as dificuldades encontradas em período de pandemia e posterior situação sócio-económica que se vive atualmente na Europa.

Na sua intervenção de aceitação da Presidência, o Presidente da CCDR Alentejo, salientou o papel da Cooperação Transfronteiriça, enquanto escudo contra crises, bem como o papel do Programa Interreg da UE, que nos últimos 30 anos, tem sido um Instrumento para enfrentar desafios comuns e encontrar soluções conjuntas em áreas-chave como a saúde, a investigação, a educação, o desenvolvimento sustentável ou o mundo empresarial, reduzido o “efeito barreira” ainda causado pela fronteira. Reforçou, ainda, na qualidade de novo presidente da EUROAAA, a confiança que, nos próximos anos se continuará a trabalhar para atingir objetivos comuns, sempre orientados para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido serão dinamizados grupos de trabalho setoriais com vista à promoção dos objetivos de cooperação transfronteiriça identificados no Protocolo recentemente renovado, bem como aprofundados os trabalhos em temáticas de extrema importância para a EUROAAA como sejam a Economia Azul, o Rio Guadiana e as ligações ferroviárias transfronteiriças.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.