CCDR Alentejo, I.P. promoveu ação de formação na área da fiscalização



Cerca de 18 funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo, I.P., frequentaram, nos passados dias 27 e 28 de novembro, uma ação de formação que teve como intuito aumentar o conhecimento destes profissionais de conteúdos formativos, tendo em conta as funções de fiscalização desta entidade.

Refira-se que no exercício das suas funções, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo, I.P., têm necessidade de interagir com o público, visto constituírem a primeira linha de funcionários nesse contacto direto.

Com esta formação, a Direção de Serviços de Fiscalização da CCDRA, I.P., pretende habilitar os funcionários nas técnicas de abordagem, apresentação, diálogo e objetividade na prossecução das suas funções.

A ação de formação foi efetuada pela Critical Changer e foi dada pelos formadores especializados Franclim Ribeiro e Emanuel Caetano.

Recorde-se que no que respeita às competências de fiscalização e à repressão de ilícitos que lhes estão conferidas, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo abordam pessoas em possível situação de desrespeito às regras, ou em infração, cabendo-lhes a função coerciva primária de identificar infratores e reportar as infrações detetadas.

Este trabalho de fiscalização envolve riscos, designadamente na interação e diálogo, muitas vezes dificultado pela resistência em cumprir regras, de quem se encontra em infração. Não menos importante é a dificuldade de reconhecimento de autoridade a estes funcionários, por parte do público.

A complexidade e importância do trabalho destes profissionais torna cada vez mais necessário que tenham formações específicas em diversas áreas e por isso durante dois dias, formadores qualificados ensinaram técnicas comportamentais limitadoras de reações repulsivas ou, in extremis, violentas e dissecaram as diferentes metodologias, do ponto de vista prático.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.