CCDR Alentejo inaugura exposição “A Geologia e os seus segredos” em parceria com escolas de Évora



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. inaugurou, no dia 1 de junho, na sua sede em Évora, a exposição “A Geologia e os seus segredos”, uma iniciativa integrada no ciclo de exposições de sensibilização para a educação ambiental.

Sónia Ramos, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P., no seu discurso de abertura, realçou a importância desta iniciativa, “partindo precisamente do mundo, do planeta, do cosmos, pensando o homem e a humanidade no seu lugar, que é não fora do mundo, mas dentro do mundo, para o mundo. E, portanto, julgo que é uma coincidência feliz podermos hoje assinalar aqui o Dia Mundial da Criança.” Referiu ainda que é desta forma que “um conjunto de alunos, de um dos maiores agrupamentos do concelho de Évora, nos convida e nos convoca precisamente para esta reflexão: o que é que o mundo nos pode dar e como é que nos podemos conhecer através da beleza natural do mundo?”.

Na sua intervenção, a Vice-Presidente aproveitou ainda para agradecer a colaboração e o apoio da professora Adelaide Neto Vaz e da Diretora do Agrupamento, Ana Pires, sem os quais não teria sido possível a realização desta exposição.

O evento contou ainda com a presença e participação dos Vice-Presidentes Silvino Alhinho e Helena Cavaco.

A mostra resulta da colaboração com o Agrupamento de Escolas Severim de Faria, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da temática da geologia e do planeta Terra. Através desta parceria, a CCDR Alentejo reforça o seu compromisso com a promoção da literacia ambiental e com a aproximação entre as instituições públicas e a comunidade educativa.

Com enfoque nos processos geológicos e na importância do conhecimento do território, a exposição convida os visitantes a descobrir, de forma pedagógica e criativa, os “segredos” da geologia, enquanto sensibiliza para a preservação do ambiente e dos recursos naturais.

A iniciativa assume também um significado especial por marcar o início das comemorações do Dia da Criança, sublinhando o papel determinante das novas gerações na construção de um futuro mais sustentável.

A CCDR Alentejo continua, assim, a desenvolver ações que promovem a educação ambiental, incentivando o envolvimento das escolas e da população da região em práticas de cidadania ativa e consciente.

© 2026 Copyright: DIRT | CCDR Alentejo, I.P.