CCDR Alentejo recebeu Comitiva do Quénia no âmbito do Programa Go Blue



A Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira, recebeu esta manhã uma comitiva do Quénia constituída por Emmanuel Nzai, Chefe do executivo do JKP (diretor executivo do secretariado do bloco económico formado por 6 counties costeiros. A presidência é assumida rotativamente por um dos governadores), Flaura Kidere – Coordenadora da Incubadora Social JKP, Harry Mwailengo – Coordenador do programa IPAV/GoBlue (técnico), Queen Liwali – Assistente estagiária do programa IPAV/ GoBlue (técnica), no âmbito de uma ação do Programa Go Blue.

O objectivo geral da Ação é contribuir para o desenvolvimento do Jumuiya ya Kaunti za Pwani (JKP), o bloco económico das municipalidades costeiras no Quénia de forma inclusiva, integrada, participativa e sustentável, especificamente através de cadeias de valor reforçadas na economia azul, inclusiva e sustentável, sob a PARCERIA ENTRE A UE E O GOVERNO DO QUÉNIA PARA AVANÇAR A ECONOMIA AZUL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICIPIOS DA COSTA (GO BLUE).

Os objetivos do programa estão centrados na Governação Integrada através do desenvolvimento de ações no âmbito do Turismo e Património Cultural não deixando efetivamente ninguém para trás, incluindo grupos e comunidades marginalizados – juntamente com as autoridades nacionais e municipais da costa, sector privado e comunidades. O objetivo específico da Acão é assim contribuir para o avanço do emprego inclusivo no sector transversal do Turismo e do Património Cultural no JKP, ao abrigo da sua estratégia de economia azul Jumuiya 2030.

A agenda da sessão foi constituída pelos seguintes pontos:

  1. Apresentação da Missão da CCDR Alentejo, respetivas atribuições, objetivos e equipas de trabalho (com foco especial, no âmbito da concertação estratégica e de planeamento das intervenções de natureza ambiental, económica e social numa ótica de desenvolvimento Regional)
  2. Comentário/Testemunho do trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito do GovInt

Por parte da equipa do Instituto Padre António Vieira – IPAV, sediada em Portugal, estiveram presentes Rui Nunes da Silva – Secretário Geral IPAV; Mónica Rocha e Melo – Diretora Rede Ubuntu Internacional e Afonso Nogueira – Responsável GovInt Alentejo. Por parte da equipa da CCDR Alentejo estiveram presentes Joaquim Fialho, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Regional (DSDR), Teresa Godinho, Chefe de Divisão de Planeamento e Avaliação (DPA) e Carla Lázaro, técnica superior da DPA.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.