CE adota Programa de Trabalho para 2022



A Comissão Europeia (CE) adotou o seu Programa de Trabalho para 2022, que define as próximas etapas da sua agenda rumo a uma Europa pós-COVID-19 mais ecológica, mais justa, mais digital e mais resiliente.

Programa de Trabalho contém 42 novas iniciativas estratégicas, no quadro das seis principais ambições estabelecidas pela presidente Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas, dando seguimento ao seu Discurso sobre o Estado da União de 2021.

Reflete igualmente os ensinamentos retirados da crise sem precedentes provocada pela pandemia, prestando especial atenção à geração jovem graças à proposta do Ano Europeu da Juventude 2022.

AS SEIS PRINCIPAIS AMBIÇÕES:

PACTO ECOLÓGICO EUROPEU – A Comissão prosseguirá na via tendente a fazer da Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.

UMA EUROPA PREPARADA PARA A ERA DIGITAL – Com a pandemia a servir de catalisador para acelerar a digitalização do mundo, a Comissão prosseguirá a sua via rumo à década digital, a fim de concretizar a transformação digital da UE até 2030.

UMA ECONOMIA AO SERVIÇO DAS PESSOAS – A Comissão dará seguimento ao Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais como guia para empregos de qualidade, condições de trabalho justas e um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar.

UMA EUROPA MAIS FORTE NO MUNDO – Ao longo do próximo ano, a Comissão definirá uma nova estratégia mundial para as portas de ligação tendente à criação de parcerias de conectividade em todo o mundo, a fim de impulsionar o comércio e o investimento.

PROMOÇÃO DO MODO DE VIDA EUROPEU – A Comissão propôs que 2022 fosse o Ano Europeu da Juventude e lançará uma nova iniciativa, ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve, ou seja, Aspirar, assimiLar, doMinar, Alcançar), que ajudará jovens europeus desfavorecidos que estão fora de um contexto de emprego, ensino ou formação a adquirirem experiência profissional no estrangeiro com o necessário apoio social. O objetivo último é integrá-los na educação, na formação profissional ou num emprego de qualidade.

UM NOVO IMPULSO PARA A DEMOCRACIA EUROPEIA – A Conferência sobre o Futuro da Europa está em pleno andamento e, juntamente com as Iniciativas de Cidadania Europeia, continuará a tornar a democracia europeia mais dinâmica.

Saiba tudo AQUI.

Fonte: CEPortugal

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo