CE dá apoio para reduzir dependência de combustíveis fósseis russos



A Comissão Europeia (CE) vai prestar Apoio Técnico para ajudar 17 Estados-Membros, incluindo PORTUGAL, a eliminar a sua dependência dos combustíveis fósseis russos, em conformidade com o Plano REPowerEU para uma energia mais acessível, segura e sustentável.

Os conhecimentos técnicos especializados vão ajudar os Estados-Membros a identificar e implementar as melhores reformas políticas e os melhores investimentos em domínios como a diversificação do aprovisionamento energético, a aceleração da transição para as energias renováveis e o aumento da eficiência energética.

Os Estados-Membros que solicitaram e receberão este apoio nos próximos meses são PORTUGAL, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, Chipre, Hungria, Polónia, Roménia, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia.

Em 21 de março de 2022, na sequência da agressão da Rússia contra a Ucrânia, a Comissão lançou um convite específico aos Estados-Membros para manifestarem o seu interesse em receber apoio técnico. Todos os pedidos apresentados pelos Estados-Membros foram avaliados e aprovados pela Comissão.

Os conhecimentos especializados são disponibilizados no âmbito do Instrumento de Assistência Técnica (IAT), gerido pela Comissão.

Destina-se a apoiar a eliminação da dependência dos Estados-Membros em relação aos combustíveis fósseis russos e ajudará a atenuar os choques de preços a médio prazo, nomeadamente através da aceleração da transição ecológica da UE, tendo simultaneamente em conta as dimensões inter-regional e transfronteiriça.

Fonte: CE

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.