Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em reuniões



A CCDR Alentejo, promove e participa, ao longo dos últimos dias, em múltiplas reuniões de trabalho, com várias entidades.

Realçamos a reunião com a CCDR Centro e a Extremadura Espanhola para definição da “estratégia” de intervenção no âmbito da candidatura prevista ao New European Bauhaus, por parte da EUROACE, na sequência da recolha de contributos das três regiões, tendo o Alentejo destacado:

Património e Cultura – um território com uma forte identidade e autenticidade

Preservação ambiental – possui 170km de zona costeira das mais preservadas da europa. A região possui também vastas zonas de montado, sendo fator de preservação ambiental e de valorização do território.

Produtos de reconhecida excelência mundial (cortiça, rochas ornamentais, vinhos, azeites, …). Possui também uma gastronomia que é um dos fatores que valorizam o turismo.

A região possui uma plataforma indultaria e logística que se localiza no cruzamento das grandes rotas mundiais do transporte marítimo – Plataforma portuária de Sines.

Destaque também para a reunião com peritos do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Coimbra sobre AVALIAÇÃO E APOIO AO PROT ( Plano Regional de Ordenamento do território). Este trabalho irá ser realizado com a participação da Academia.

Nesta reunião, António Ceia da Silva esteve  acompanhado com a Vice-Presidente e com o Vogal do PO Alentejo, Hélder Guerreiro.

Realizou-se também uma reunião com a EMBRAER, onde foram discutidas formas de rentabilizar o Aeroporto de Beja e a sua importância para o ALENTEJO

A criação de uma escola de pilotos em articulação com a Força Aérea Portuguesa, foi outro tema abordado. 

Tendo na agenda vários projetos na área social realizou-se também reunião com a Mesa da Santa Casa da Misericórdia da Vidigueira.

 

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.