Comissão Europeia nomeia novo chefe da Representação em Portugal



A Comissão Europeia nomeou Sofia Moreira de Sousa como nova chefe da Representação da Comissão em Portugal, que assumirá funções no dia 1 de setembro de 2021.

Com mais de 20 anos de experiência em assuntos europeus, Sofia Moreira de Sousa, de nacionalidade portuguesa, é a atual embaixadora da UE em Cabo Verde. Neste contexto, tem sido responsável pela gestão das relações bilaterais entre a UE e Cabo Verde e pela liderança da resposta local da Equipa Europa à pandemia.

A sua experiência profissional confere-lhe uma sólida prática em matéria de representação política, comunicação estratégica e gestão. Foi destacada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal durante a Presidência rotativa portuguesa do Conselho da UE, em 2007, e tem um grande conhecimento do contexto político português.

Antes de ocupar o atual cargo, desempenhou funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017, conselheira do secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da UE (REUE)/embaixador da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do REUE para o Sul do Cáucaso. Trabalhou igualmente no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier.

REPRESENTAÇÕES DA COMISSÃO EUROPEIA

A Comissão mantém Representações em todas as capitais dos Estados-Membros da UE e gabinetes regionais em Barcelona, Bona, Marselha, Milão, Munique e Wrocław.

As Representações são os olhos, os ouvidos e a voz da Comissão em cada um dos Estados-Membros da UE. Interagem com as autoridades nacionais, as partes interessadas e os cidadãos, e informam os meios de comunicação social e o público das políticas da UE.

A Presidente da Comissão Europeia nomeia os Chefes de Representação, que são os seus representantes políticos nos Estados-Membros para os quais são destacados.

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo